Saúde recebe equipamentos odontológicos móveis
Novos aparelhos vão atender cerca de 3.000 pessoas que estão acamadas na cidade; primeiro atendimento odontológico domiciliar foi realizado hoje
De acordo a Secretaria Municipal de Saúde, em Londrina cerca de 3.000 pessoas estão acamadas e serão beneficiadas com os equipamentos. O atendimento será prestado pela equipe de saúde bucal ligada ao Programa Saúde da Família. Os equipamentos odontológicos foram adquiridos com recursos financeiros da Autarquia Municipal de Saúde, sendo que cada um custou cerca de R$ 9.000. Após a entrega dos aparelhos, os profissionais da saúde farão um atendimento odontológico para demonstrar como eles funcionam.
Para a assessora de ontologia da Secretaria de Saúde, Martha Beatriz Issa, a melhoria na área da saúde é uma preocupação constante da gestão atual. “Percebemos uma preocupação com a implantação de ações para melhorar sempre o atendimento. Em 2009, havia 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que faziam o atendimento odontológico para adultos. Hoje, temos 23 UBS com os equipamentos necessários e os aparelhos móveis vão possibilitar que pessoas com deficiência física e acamadas, que não podem se locomover até o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), possam ser atendidas”, disse.
Além dos aparelhos, a Secretaria Municipal de Saúde entregou oficialmente 16 computadores para as atividades do Complexo Regulador de Urgência, tanto na central do Samu quanto na central de leitos. Nos novos computadores, foi instalado o software do Ministério da Saúde que agiliza os processos de trabalho interno.
O Núcleo de Educação de Urgência do Samu também recebeu sete bonecos, sendo quatro adultos e três infantis, que serão utilizados nas aulas de capacitação e treinamento dos profissionais da saúde. A aquisição e doação dos bonecos foram feitas pela Secretaria de Saúde do Paraná (SESA). Na semana passada, a SESA entregou ao Samu Regional duas ambulâncias avançadas que compõem o quadro do Complexo Regulador de Urgência e Emergência e cedeu seis enfermeiros, seis condutores e três médicos.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Edson Antônio de Souza, essas melhorias fazem com que a saúde em Londrina seja considerada pelo Ministério da Saúde a segunda melhor do Paraná. “Provavelmente, na próxima semana o Samu Regional receberá a qualificação nacional e será o primeiro do Brasil a obtê-la. Isso só foi possível, porque houve investimento financeiro do município e pela competência dos profissionais da saúde”, afirmou.
Aprimoramento
Durante a solenidade, o secretário municipal de Saúde sorteou uma bolsa de estudos para a nova especialização de Enfermagem em ‘Urgência e Emergência’ que será ministrada pela Faculdade Pitágoras de Londrina. A enfermeira Sandra Cristina Boni Paulena foi a contemplada. A bolsa foi doada pela faculdade para sorteio entre os profissionais da saúde que trabalham nos serviços de Urgência e Emergência. Para os demais servidores públicos, a faculdade dará 15% de desconto nesta especialização.
Fotos: Luiz Jacobs