Destaques

Teste Seletivo da Prefeitura de Londrina tem quase 50% de abstenções

Apesar do número de faltantes, quantitativo é suficiente para preencher as vagas abertas pelo edital; a classificação final do Teste Seletivo deve ser publicada no dia 6 de setembro

No último domingo (21), das 8h às 16h, a Prefeitura de Londrina recebeu os títulos dos candidatos inscritos no Teste Seletivo Simplificado nº 97/2022. Ao todo, 547 inscrições foram homologadas, mas quase metade dos candidatos faltou nesta fase classificatória e eliminatória, visto que apenas 293 compareceram  (53,56% dos candidatos).

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), entre os 188 arquitetos inscritos, 101 entregaram a documentação. Já entre os 166 engenheiros civis, 105 compareceram. Entre os 73 engenheiros agrônomos inscritos, 30 deles vieram até a Prefeitura entregar os documentos. Entre os 56 engenheiros eletricistas, 24 compareceram. Já dos 29 engenheiros ambientais inscritos, 16 cumpriram essa fase e entre os 14 geógrafos com inscrições homologadas, oito estiveram presentes.

Foto: divulgação

O cargo de engenheiro químico foi o que contou com o menor número de profissionais interessados, visto que dos 10 inscritos, somente quatro entregaram a documentação requerida. Neste teste seletivo, o único posto que teve prova prática foi o Técnico em Agrimensura, sendo que dos 11 inscritos, apenas cinco fizeram a prova e entregaram os documentos.

Segundo a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Faggion Bellusci, a abstenção dos candidatos, quando há cargos específicos como estes, já era esperada. Mas, isso não impossibilitará o preenchimento das vagas abertas em edital, pois o número de presentes foi suficiente para preencher o inicial. “O absenteísmo é o que mais desclassifica em todos os processos de forma geral. Porém, em processos seletivos para especialidades, como esse, a abstenção é sempre maior. Nesse caso em específico, em pesquisa de observação, notamos que as pessoas tiveram algumas dificuldades para juntar os documentos de comprovação de títulos”, contou a secretária.

Agora, os servidores da SMRH vão analisar os documentos entregues para a comprovação da titulação acadêmica dos inscritos e a Comissão Examinadora tornará público um edital com a relação das notas obtidas nesta fase e a Classificação Final do Teste Seletivo, contendo a relação dos candidatos aprovados. A previsão é que este edital seja publicado no Jornal Oficial do Município no dia 6 de setembro.

Por meio deste Teste Seletivo Simplificado, a Prefeitura de Londrina contratará 33 profissionais para oito cargos diferentes, que atuarão por 12 meses, sendo que este prazo poderá ser prorrogado. Os salários variam de R$ 4.205,43 a R$ 7.853,56 conforme o cargo e os profissionais terão jornadas de 30 horas semanais.

As vagas vêm para preencher as demandas das secretarias municipais de Obras e Pavimentação (SMOP), Educação (SME), do Ambiente (Sema) e na Agricultura e Abastecimento (SMAA), além do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL). A expectativa é que os aprovados sejam convocados em 19 setembro, para começarem a trabalhar em outubro deste ano.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos