Dia D de Multivacinação aplica 2.567 doses de vacinas em Londrina
Tanto a multivacinação quanto a campanha de vacinação contra poliomielite prosseguem até o dia 9 de setembro, com todas as UBSs ofertando as doses

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aplicou 2.567 doses de vacinas em crianças e adolescentes, no último sábado (20), no Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação incluindo a imunização contra a poliomielite (paralisia infantil).
Deste total, 1.009 se referem a vacina conta a poliomielite, 275 contra a Covid-19, 428 contra Influenza e 855 de outras vacinas que integram a Campanha Nacional de Multivacinação. Ao todo, as equipes da SMS conferiram 1.505 carteirinhas de vacina, em dez Unidades Básicas de Saúde que abriram para a realização da ação.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, que esteve acompanhando a vacinação na UBS do Vivi Xavier, o Dia D foi mais uma ação da Prefeitura para melhorar a cobertura vacinal, devido à baixa procura registrada durante a semana nas UBSs. “Fazemos um apelo aos pais ou responsáveis para que levem seus filhos para serem vacinados, a fim de protegê-los da forma correta, estando com as vacinas em dia. O nosso desejo é aumentar a cobertura vacinal, pois até sábado (22) pouco mais de 1.300 crianças e adolescentes foram vacinados de um universo de mais de 30 mil nesta faixa etária. Mesmo com todos os nossos esforços e o comprometimento das equipes da Secretaria de Saúde do município de Londrina, há necessidade de que haja conscientização por parte dos pais e responsáveis porque, nesta faixa etária, as crianças não vão sozinhas até uma unidade de saúde”, enfatizou.
A Multivacinação objetiva atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de zero a 14 anos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Para os adolescentes, estão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B e Meningocócica ACWY (conjugada). As vacinas têm indicação específica para cada idade e para quem não tem o esquema completo e integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e estão registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No caso da campanha de vacinação contra poliomielite, o público-alvo são crianças de um a quatro anos de idade. Elas recebem, de forma indiscriminada, a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham o esquema inicial com três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP).
Tanto a multivacinação contra a campanha de vacinação contra a paralisa infantil prosseguem em Londrina até o dia 9 de setembro. As crianças e adolescentes que ainda não participaram podem se vacinar em todas as UBSs de Londrina.
As unidades atendem das 7h às 19h e, para receber as doses, é necessário telefonar na UBS mais próxima da residência para agendar dia e horário. Clique aqui para consultar a lista completa com os endereços e telefones de contato das UBSs. No ato da vacinação, a criança e o adolescente devem portar um documento pessoal com foto ou certidão de nascimento, além da carteira de vacina.
A campanha coincide com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas de maneira simultâneas ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de três anos de idade.