Aleitamento materno é tema de redação
O concurso integrou a 20ª Semana Mundial de Aleitamento Materno; participaram estudantes da Escola Municipal Nair Auzi Cordeiro
Foi divulgado na manhã de hoje (9), na Escola Municipal Nair Auzi Cordeiro, localizada no conjunto Milton Gavetti, região norte de Londrina, o nome dos vencedores do concurso de redação, promovido na 20ª Semana Mundial de Aleitamento Materno. Em primeiro lugar ficou Gabriel Fonseca Adriani; em seguida ficou Maria Eduarda dos Santos Alves e em terceiro lugar, Leciane Vieira Teodoro.
A nutricionista Juliana Leite Benatto e a educadora física Renata Felix, ambas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), organizaram um concurso educacional na Escola Municipal Nair Auzi Cordeiro. Alunos de quatro turmas, do quarto ano, foram convidados a desenvolver junto aos pais e familiares uma redação contando sua história de amamentação. Também foi solicitada uma foto com o participante sendo amamentado.
De acordo com Juliana, a princípio, seria escolhida apenas uma redação, mas devido à grande participação e a boa qualidade dos textos, foram escolhidas três redações com primeira, segunda e terceira colocação. A escolha da melhor história e texto foi feita pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do conjunto Milton Gavetti, na qual a nutricionista Juliana atua.
A 20ª Semana de Aleitamento Materno foi organizada pelo Ministério da Saúde e idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno. A intenção é ajudar na conscientização da importância da amamentação exclusiva com leite materno para crianças de até seis meses e, com isso, auxiliar na diminuição do índice de mortalidade infantil. A Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Aleitamento Materno (Calma) promoveram diversas ações relacionadas ao tema, do dia primeiro até ontem (8), quando encerram as atividades.
A nutricionista e a educadora física do Nasf promovem no local um projeto contra a obesidade infantil. O foco é a reeducação alimentar e incentivo à atividade física.