Cidadão

Secretaria de Saúde encerra trabalhos do LIRAa

Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti termina com uma semana de antecedência; resultados serão apresentados na próxima semana

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Endemias, está encerrando hoje os trabalhos de campo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). Os agentes de endemias visitaram aproximadamente 9 mil imóveis em todas as regiões da cidade. Participaram do processo 202 agentes municipais de endemias e agora 13 supervisores estão verificando o trabalho dos agentes.

Secretaria de Saúde encerra trabalhos do Liraa

Os resultados do LIRAa poderiam ser entregues até o próximo dia 17, porém com o levantamento adiantado em uma semana, os dados já serão organizados e as informações processadas na segunda-feira (13). Na terça (14) o secretário de Saúde, Edson de Souza, e o coordenador de Endemias, Elson Belisário, apresentam às 13h, na Super Creche, próximo ao antigo museu rodoviário, os resultados do Liraa 2012.

O documento é importante, uma vez que é a partir dele que os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde planejam as ações que serão tomadas para os próximos meses no que diz respeito ao combate do mosquito transmissor da dengue. O coordenador de Endemias, Elson Belisário, explicou que 13 amostras das larvas recolhidas pelos agentes de endemias foram enviadas para análise laboratorial e também para a 17ª regional, e os resultados já foram entregues.

Belisário acredita que os dados recolhidos e suas análises permitem à Secretaria de Saúde trabalhar de forma mais tranquila. “Estamos bastante otimistas. Trabalharemos dentro de uma situação de mais tranquilidade. As regiões são classificadas em baixo, médio e alto risco de proliferação da doença. A partir do resultado do LIRAa, nós esperamos intensificar as ações nas regiões mais críticas da cidade.”Secretaria de Saúde encerra trabalhos do Liraa

Neste fim de semana os agentes de endemias não estarão nas ruas. No sábado (11) será realizado na Praça Central do bairro São Jorge, que fica na rua Manoel Cardoso, das 9h às 13h, uma exposição de maquetes e de mostruário de várias endemias, não só da dengue. Além da exposição, educadores estarão à disposição para orientar e tirar dúvidas da população.

O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti conta com o apoio das secretarias municipais do Ambiente (Sema), Obras e Pavimentação, Defesa Civil e Social,  Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul).

 Fotos: N.com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos