Servidores da Sema recebem certificado pela participação no Plantão RH
Iniciativa da Secretaria Municipal de Recursos Humanos leva informações aos servidores sobre atividades e programas que são desenvolvidos pela pasta

Na manhã desta quinta-feira (1º), 28 servidores da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) receberam certificado pela participação na primeira edição do Plantão RH. A iniciativa, da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), leva informações aos servidores que, muitas vezes, não possuem acesso às mídias digitais e às redes sociais da Prefeitura, sobre as principais atividades e programas que são desenvolvidos pela secretaria.
A certificação foi feita pela Escola de Governo de Londrina e a solenidade de entrega ocorreu no Centro de Educação Ambiental da Sema, com a presença do vice-prefeito, João Mendonça, e dos secretários municipais do Ambiente, Ronaldo Deber Siena, e de Recursos Humanos, Julliana Faggion Bellusci.
O Plantão RH apresenta as principais atividades e programas que são desenvolvidos pela SMRH, por meio de uma linguagem fácil e lúdica. Aborda temas como Comunicação Interpessoal; Promoção de Carreiras; Segurança do Trabalho; Perícias; Grupos de Apoio e todos os programas desenvolvidos por nós da SMRH.
Os responsáveis pelas aulas foram os profissionais da Gerência de Desenvolvimento; Gerência de Segurança e Saúde Ocupacional; Gerência de Perícias; Diretoria de Saúde Ocupacional; Núcleo Estratégico e Gerência de Carreiras da SMRH. A Associação de Aposentados da Prefeitura Municipal de Londrina também participou de um dos encontros, devido à participação de servidores próximos da aposentadoria.

O vice-prefeito, João Mendonça, enfatizou a importância de cada servidor para o crescimento da cidade. “O quadro de servidores da Prefeitura de Londrina é muito bom, são pessoas trabalhadoras e proativas. Acompanho diversos setores e vejo o engajamento destes funcionários. E capacitações como esta são muito importantes, para possibilitar mais conhecimento a estas pessoas que tanto fazem por Londrina”, ressaltou.
A secretária Julliana Faggion Bellusci contou que a SMRH fez um estudo prévio com os servidores dos cargos operacionais, que constatou que muitos estavam se aposentando sem sequer ter tido uma promoção, por desconhecimento de seus direitos. “Com isso, começamos a buscar canais para fazer as abordagens para levar estas informações. E para alguns cargos, a única maneira é ir pessoalmente até os locais de trabalho destes servidores. Assim, criamos uma abordagem lúdica para explicar quais são os direitos e deveres do servidor, por meio do Plantão RH, que também será executado em outras secretarias”, afirmou.

O secretário Ronaldo Siena ressaltou que o curso foi muito importante para aproximar os funcionários da Sema com o setor de RH. “Os servidores puderam conhecer mais sobre os serviços da pasta, se aproximar dos funcionários da SMRH e ver que eles têm um canal aberto lá. Foi muito válido, percebi que os servidores ficaram muito satisfeitos e alegres com a realização da iniciativa, pois muitos deles estão em final de carreira e, até então, não haviam feito um curso como este, que repassou informações importantes até para a progressão de suas carreiras. São pessoas que estão na ponta, trabalhando nas ruas, e que muitas vezes não têm nem tempo de participar de iniciativas assim”, apontou.

Uma das servidoras da Sema que participou do Plantão RH foi a Sirlei Julio, coordenadora do Viveiro Municipal. Ela disse estar muito satisfeita com todo o conhecimento que recebeu nas aulas. “Recebemos muitas informações importantes, por exemplo sobre aposentadoria, holerite, hora-extra, que vale a pena o servidor saber. Muito conteúdo que foi abordado neste curso era desconhecido pelos servidores, por isso foi muito válido. Com isso, nós que atuamos no campo e não estamos na sede da Prefeitura, também pudemos nos aproximar da Secretaria de Recursos Humanos”, contou.
Para a organização de todo o cronograma das aulas ministradas aos servidores, a SMRH realizou um diagnóstico com todos os funcionários envolvidos no projeto, para que fosse feito um levantamento com os temas de maior interesse e importância para os servidores, buscando compreender melhor o público atendido.

A primeira edição do projeto foi realizada em julho deste ano e também ocorreu na Sema, envolvendo cerca de 45 servidores de setores operacionais da pasta, como motoristas, operários e fiscais. A próxima edição do projeto está prevista para os próximos meses, atendendo os servidores dos setores operacionais da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação.
Também estiveram presentes na solenidade, o chefe de Gabinete, Moacir Sgarioni; a diretora da Escola de Governo, Andrea Beluce; a diretora de Desenvolvimento Humano da SMRH, Haline Kawassa; a relações públicas da Prefeitura de Londrina, Estefânia Salmória; outros servidores da SMRH e da Secretaria de Cultura, que promoveu uma apresentação cultural para os participantes do curso.