Guardas municipais são capacitados para vídeo monitoramento
Os 32 profissionais escolhidos integram o Grupo de Comunicação e Monitoramento (Gcom)
Começou hoje(20) o treinamento de 32 guardas municipais para operacionalização do sistema de vídeo monitoramento da cidade. A capacitação prossegue até quarta-feira (22), subdivida em turmas no período matutino e noturno e é promovida pela empresa Redisul Informática Ltda, vencedora da licitação que prevê a compra de câmeras para cidade. Os guardas escolhidos compõem o Grupo de Comunicação e Monitoramento (Gcom), responsável pela central de monitoramento que funciona na sede da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml), localizada na avenida Duque de Caxias, 333.
A inspetora do Gcom da Secretaria Municipal de Defesa Social, Márcia Lopes Cescato, destacou a importância do curso, que promove a utilização do sistema de monitoramento com mais eficácia. “Os guardas sabem operar o software (sistema), mas somente o necessário, o que é básico. Esta capacitação permite conhecer os inúmeros recursos e configurações oferecidas, com maior propriedade, caso seja necessário futuramente”, afirmou.
Posteriormente, na quinta (23) e sexta-feira (24), será oferecido um treinamento exclusivo para três técnicos da Diretora de Tecnologia da Informação (DTI) e dois supervisores do Gcom. “Corresponde a etapa mais técnica do processo, na qual eles vão aprimorar a questão de instalação, desinstalação e manutenção das câmeras, manutenção dos servidores, além de aprofundar o conhecimento do software, em partes mais específicas”, justificou a inspetora.
Concurso
De acordo com a Secretaria Municipal de Gestão Pública, foram registrados 10.593 cadastros para o concurso público da Guarda Municipal de Londrina. O cronograma segue sem alterações. No próximo dia 24 deve ser publicado o edital com as respectivas inscrições deferidas e indeferidas, com dois dias de prazo para entrega de recursos. Após ser homologado, no dia 29 deste mês, cabe a Secretaria fazer a convocação dos inscritos para prova.
Fotos: Luiz Jacobs