Conselho Municipal de Esportes e Lazer tem pré-conferência nesta sexta (9)
O objetivo é conhecer as necessidades do setor da Educação em Londrina com relação ao esporte e lazer; demandas serão votadas em novembro deste ano

O Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Londrina (CMELL) tem nesta sexta-feira (9) uma pré-conferência para aferir quais são as principais demandas do setor educacional referentes ao esporte e lazer. Com o tema “Políticas Públicas de Esporte e Lazer: Direito à Cidade”, a reunião visa levantar os principais pontos trazidos por este segmento, com o intuito de usar as informações compiladas para formular políticas públicas voltadas a essas áreas. A pré-conferência será às 18h30 no Colégio Estadual José Anchieta, localizado na rua Riachuelo, 89, no Jardim Higienópolis, região central de Londrina.
Segundo a primeira secretária do Conselho, Priscila Oliveira, que atua no Apoio Pedagógico de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, a população em geral está convidada, em especial os trabalhadores e usuários dos campos do Esporte e Lazer do setor educacional. “Estarão presentes representantes de escolas e universidades públicas e privadas, estudantes e professores atendidos ou que são responsáveis por crianças atendidas pelos serviços do Esporte e Lazer”, apontou.
Membros das secretarias municipais de Educação e Cultura, instituições de Ensino Superior com curso de Educação Física e instituições de Ensino Fundamental e Médio participam. É possível se inscrever com antecedência por este link (https://sites.google.com/view/cmellconferencia/pr%C3%A9-confer%C3%AAncia).
O CMELL teve início em 2019, e é vinculado à Fundação de Esportes de Londrina (FEL). O órgão tem a finalidade de formular e fiscalizar a implementação de políticas públicas destinadas ao esporte e lazer em Londrina. Também faz a intermediação entre as entidades, associações e o poder público.
De acordo com o presidente do CMELL, Geder Harami Harami, a participação dos conselheiros tem sido muito satisfatória. “A FEL e a Secretaria de Educação tem nos dado muito apoio. O Conselho é relativamente recente, então nosso objetivo nesta gestão é estruturar o regimento interno, levantar as demandas da população e levar à Prefeitura as primeiras propostas”, concluiu.
Pré-conferências – Esta é uma de quatro reuniões que serão realizadas pelo CMELL para constatar as necessidades de três diferentes setores. De acordo com o presidente do Conselho, todas visam levantar os pontos que serão posteriormente levados à Conferência, que será em novembro. “Cada pré-conferência terá um tipo de representação. O objetivo de todas é detectar as diretrizes e demandas de cada setor para que possamos discutir a confecção de um Plano Municipal de Políticas Públicas para o Esporte e Lazer”, contou.
A primeira secretária Priscila Oliveira informou que todas as pré-conferências terão como foco três eixos temáticos: natureza jurídica do órgão executor das políticas públicas; fonte orçamentária; e políticas públicas de esporte e lazer para Londrina.
Nesta quinta (8) é realizada a primeira das pré-conferências, junto aos Conselhos Regionais de Esporte e Lazer da região Norte de Londrina. Participam membros de associações de bairro e comunitárias, junto a representantes das secretarias municipais de Saúde, Defesa Social, Políticas para as Mulheres e Assistência Social. A reunião é às 19h no Sesc Londrina Norte, localizado na Avenida Saul Elkind, 1.555, no Conjunto Vivi Xavier.
Haverá também a pré-conferência com o Conselho Regional de Esporte e Lazer da região Sul de Londrina, em 24 de setembro, e a com o setor das Instituições, Associações e Atletas, em 28 e 29 de setembro, da qual participam a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), bem como o Conselho Regional de Educação Física e associações esportivas, clubes recreativos e ligas municipais, atletas maiores de 18 anos que representam Londrina em Jogos Oficiais e no esporte adaptado ou paradesporto de Londrina. Todas são abertas à população, que pode se inscrever no local de cada reunião ou com antecedência por meio deste link (https://sites.google.com/view/cmellconferencia/pr%C3%A9-confer%C3%AAncia).
Em 11 de novembro será realizada a 2ª Conferência do Conselho Municipal de Esportes e Lazer, na qual serão votadas as demandas levantadas a partir dessas pré-conferências. Segundo Priscila Oliveira, a partir daí o Plano Municipal poderá ser construído, para posteriormente ser encaminhado à Câmara Municipal para apreciação. “Vamos organizar os assuntos que serão levados à Conferência para conseguirmos atuar e estruturar nossos esforços pela formação de leis em prol do esporte e lazer”, afirmou.
Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina