Balanço da 2ª Maratona de Londrina é positivo
Mais de 2.700 atletas participaram da prova; o concurso de fotografia “Expressões Maratona de Londrina” começa hoje (27)
A segunda edição da Maratona de Londrina foi realizada ontem (26). Foi disputada a Maratona (42 km), Meia Maratona (21 km), corrida e caminhada (5 km). Cerca de 2.700l atletas participaram da prova. A Maratona feminina teve como vencedora a romena Cirlan Daniele, que finalizou a corrida em 2h45min51seg. Entre os homens, os amigos Marcos Antônio Pereira e José Gutemberg, cruzaram a linha de chegada de mãos dadas. Eles são parceiros de treino e tinham combinado de chegar juntos no final da prova. O tempo foi de 2h28min. Pereira foi oficialmente o vencedor por ter pisado sobre o sensor um segundo antes do que Gutemberg.
Na Meia Maratona (21 km), a atleta da Etiópia Meseret Legese Biratu terminou como a primeira colocada. Entre os homens, a vitória foi do também etíope Fikre Robi. Na prova de 5 km, Adriano de Menezes e a londrinense Tatiane Silva foram os vencedores. De acordo com o assessor de eventos da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Eugênio Zaninelli, os mais variados tipos de atletas competiram nas diversas provas, desde atletas de ponta, até os corredores de fim de semana.
Zaninelli afirmou que terminada a prova, o balanço é extremamente positivo. “O número de participantes aumentou em mais de 1.200, o percurso foi considerado difícil, porém competitivo, a prova atraiu atletas do país inteiro, até de outros países, e muitos londrinenses participaram da prova, dando um colorido especial para as ruas da cidade no domingo”, enfatizou.
O assessor da Fel agradeceu o apoio que recebeu dos cidadãos durante a prova. “A Maratona é um evento de muita grandeza. Não tivemos nenhuma reclamação da organização ou de segurança durante a prova. Os londrinenses abraçaram a Maratona e acolheram muito bem todos os atletas. Obrigado pela compreensão de todos, principalmente durante a prova, enquanto o tráfego estava impedido nas ruas. Realmente muito obrigado.”
O coordenador de eventos da FEL lembrou que a Maratona ainda não acabou. O concurso de fotografia “Expressões Maratona de Londrina” começa hoje (27). Quem quiser participar pode enviar até quatro fotografias em horário comercial para a sede da Associação Médica de Londrina, que fica na Avenida Harry Prochet, 1.055, no Jardim Mediterrâneo, até o dia 5 de setembro. O regulamento completo do concurso está no www.maratonadelondrina.com.No dia 13 de setembro será realizada uma exposição das fotos e divulgados os ganhadores do concurso, que receberão uma homenagem durante o evento.
Cones
Eugênio Zaninelli pediu aos moradores das regiões onde o trânsito esteve impedido durante a prova, que se por ventura guardaram os cones utilizados durante a Maratona, devolvam o objeto. Mais de 150 cones sumiram por todo o trajeto. Os cones são de propriedade da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). “Esses cones foram todos comprados com dinheiro público, e se não forem devolvidos, terão que ser repostos e, consequentemente, será gasto mais dinheiro público”, pontuou Zaninelli.
O coordenador ainda lembrou que a Maratona reuniu famílias inteiras e é esse belo exemplo de cidadania que deve ser o cartão postal da prova. “Queremos ficar com essa excelente impressão da Maratona. Dos atletas, das famílias, de todos se divertindo e praticando esporte. Por isso pedimos que quem, por algum motivo, recolheu o cone no dia da prova, que o entregue na sede da CMTU ou da FEL. Estamos esperando a devolução.”
A 2ª Maratona de Londrina foi organizada pela Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e contou com o apoio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Caixa Econômica Federal, Serviço Social do Comércio de Londrina (Sesc), Itamaraty, Sistema Fecomércio, Power Ade, Montosa, IECL e Unimed.
Foto: ilustrativa