Festival Literário reuniu três mil pessoas
Em sua oitava edição, Londrix ampliou o número de pessoas nas atividades referentes a debates e palestras
Festival Literário de Londrina (Londrix 2012), realizado de 20 a 26 de agosto, promoveu atividades em diferentes locais da cidade. Em sua oitava edição, o Festival teve o tema “A palavra em ação”, que representa o casamento da literatura com outras linguagens artísticas. Durante os sete dias, a programação trouxe convidados para palestras, shows, performances, lançamentos, feira de livros, vídeo poemas e espetáculos. A população teve à disposição cerca de 60 eventos.
De acordo com a coordenadora geral do evento, Christine Vianna, a principal concentração das atividades foi na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, local de referência, nesta oitava edição para todos os shows, lançamentos e performances. Ela ressaltou ainda que o Festival deste ano ampliou o número de pessoas nos debates e palestras. “A cada ano o público vem aumentando. Nesta edição, aproximadamente, três mil pessoas compareceram nas atividades”, disse.
Até dezembro, serão realizados projetos de extensão do Londrix 2012. Haverá “Um dedo de prosa nas escolas”, “Assalto Literário”, “Encantamentos Poéticos” e Sarau: prosa, poesia e outras delícias”.
O Londrix 2012 é organizado pelo grupo Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (Aarpa), com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). São parceiros do festival o Ministério da Cultura, Fundação Biblioteca Nacional, Governo Federal do Brasil, Caixa Econômica Federal, Universidade Estadual de Londrina (UEL), SESI, Quadra Construtora e Midiograf.