Caapsml faz audiência pública para prestação de contas do regime previdenciário
Servidores da ativa, aposentados e pensionistas são convidados a participar do encontro, que será na quarta-feira (14), às 14h

Nesta quarta-feira (14), a Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml) realiza, às 14h, audiência pública para prestação de contas referente ao exercício 2021. Será abordado o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), sua execução orçamentária e outros assuntos relativos à previdência dos servidores municipais.

A audiência pública vai ocorrer no auditório da Caapsml, que fica na Avenida Duque de Caxias, 333, Jardim Igapó. O encontro será presencial e são convidados a participar servidores ativos e aposentados, pensionistas, além de representantes dos órgãos públicos e da sociedade civil.
O superintendente da Caapsml, Luiz Nicácio, vai conduzir a abertura do encontro. Ele explicou que a prestação de contas em audiência pública é prevista nas normativas e regras que se aplicam à autarquia. “Por isso, em obediência ao princípio da transparência, faremos essa audiência pública para divulgar os serviços prestados, os resultados financeiros e, também, disponibilizar a toda sociedade, em uma linguagem clara e acessível, tudo que tem sido realizado na Caapsml”, adiantou.
Após a abertura, inicia a etapa de prestação de contas, com as receitas e despesas, que será feita pelo contador da Caapsml, Allyson Cordon de Oliveira Theodoro. Por fim, o diretor de Previdência do órgão, Denilson Vieira Novaes, trará informações sobre a situação previdenciária. “Chamamos todos os servidores, da ativa e aposentados, e demais órgãos públicos para participar dos rumos da nossa previdência. Que, com isso, a gente possa tomar decisões e divulgar os atos que estamos realizando”, complementou Nicácio.
A assessora técnica da Caapsml, Ely Tieko Yoshinaga, reforçou a importância de todos os interessados no tema acompanharem a audiência pública. “É um momento importante para controle social e acompanhamento da previdência dos servidores municipais”, disse.
A prestação de contas por meio de audiência pública está prevista no Manual do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, aprovado pela Portaria n° 918/2022 da Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência.