Projeto Canteiro Saudável está com inscrições abertas para idosos
Ministradas pelo Padre José Aparecido Rocha, as aulas ensinam o cultivo e as possibilidades de uso das plantas medicinais; atividades são gratuitas

O projeto Canteiro Saudável, que ensina a cultivar plantas medicinais e usá-las para fazer remédios caseiros, está com inscrições abertas para atividades nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) da região Leste e da região Norte. A iniciativa é realizada numa parceria entre as Secretarias Municipais do Idoso (SMI) e de Agricultura e Abastecimento (SMAA).

Podem se inscrever pessoas com mais de 60 anos, residentes em qualquer região de Londrina. Para frequentar a turma do CCI Leste, é só entrar em contato pelo telefone (43) 3375-0307, ou pelo telefone (43) 3373-0091 para a turma do CCI Norte. A participação é totalmente gratuita.
Iniciado em março deste ano, o projeto foi realizado primeiramente no CCI Leste, com aulas teóricas ministradas pelo Padre José Aparecido Rocha, o Padre Zezinho, que, além de ser formado em teologia e filosofia, é especialista em plantas medicinais. O “Canteiro Saudável” foi realizado também no CCI da região Oeste, com uma turma que já está terminando.
Segundo a secretária municipal do Idoso, Andrea Bastos Ramondini Danelon, as aulas práticas no CCI Leste serão retomadas a partir de 4 de outubro, uma terça-feira. “A parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento possibilitou a construção de um canteiro suspenso, que é mais adequado ao uso das pessoas idosas”, citou.

A turma ainda tem vagas para essa nova fase da parte prática do projeto, na qual será ensinado o cultivo de plantas medicinais, confecção de remédios, chás e pomadas naturais, para uso dos próprios participantes, a partir das plantas cultivadas no CCI Leste, localizado na Rua Gabriel Matokanovic, 260, no Jardim da Luz.
Já para o CCI da região Norte, estão abertas as inscrições para uma turma totalmente nova, que começará a ter aulas teóricas e práticas a partir de novembro. “São 40 vagas, que terão aulas todas as terças-feiras, das 9h30 às 11h30, por dois a três meses”, contou o assessor técnico.
As oficinas serão na unidade da região Norte, que fica na Rua Luiz Brugin, 570, esquina com a Avenida Saul Elkind, Conjunto Maria Cecília.
De acordo com a secretária municipal do Idoso, esse projeto tem sido um acréscimo importante às demais atividades que já são promovidas nos CCIs. “Além dos conhecimentos que os participantes adquirem, há também benefícios para a qualidade de vida. São atividades que ajudam a garantir também o exercício da cidadania da pessoa idosa, pois a convivência social e o fortalecimento de vínculos entre os alunos são muito positivos”, avaliou.
Plantas medicinais
De acordo com a participante Aparecida Sato, de 74 anos e que foi parte da turma do CCI Oeste, a experiência foi muito boa. “Foi ótimo, eu aproveitei bastante. Aprendi muita coisa que eu não sabia sobre o poder das plantas. É uma pena que terminou”, comentou.
Sato disse ainda que trouxe para casa mudas de algumas das ervas medicinais cultivadas no projeto, e que tem usado os conhecimentos adquiridos para cultivá-las em casa.
A aluna Deolinda Imai, que participou na mesma turma, afirmou que o projeto foi excelente. “Esclareceu muita coisa. Eu sempre gostei de plantas, mas o projeto foi muito esclarecedor, eu não sabia que dava para fazer tantas coisas com as plantas medicinais”, apontou. Imai também destacou que quer que o projeto aconteça novamente.
O assessor técnico e administrativo da Secretaria Municipal do Idoso, Cleir Brandão, explicou que, nas turmas anteriores, houve uma média de 30 alunos, somando 60 entre os CCIs Leste e Oeste. “É um projeto contínuo, então pretendemos oferecer novas turmas em todos os CCIs futuramente. Estamos com expectativas bem altas, tanto para a fase prática no CCI Leste quanto para a nova turma que vai começar no CCI Norte. Queremos estimular os idosos a participar”, concluiu.
Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina