Destaques

Londrinenses prestam mais uma homenagem à Rainha Elizabeth II

Na noite de ontem (19), data do sepultamento da monarca britânica, o viaduto Avenida Dez de Dezembro foi iluminado com luminárias em LED nas cores da bandeira do Reino Unido, vermelho, azul e branco

A cidade de Londrina prestou mais uma homenagem à rainha Elizabeth II, falecida em 8 de setembro após 70 anos de reinado. A Prefeitura, por meio da Londrina Iluminação, iluminou o viaduto Desembargador Edson de Jesus Deliberador, da Avenida Dez de Dezembro, nas cores da bandeira do Reino Unido, vermelho, azul e branco, na noite de ontem (19), data do sepultamento da monarca britânica.

Para isso, foi ativado um comando rotativo no conjunto de LED ornamental da parte inferior do viaduto, formado por 424 miniluminárias, intercalando o vermelho, o azul e o branco. A troca entre as três cores era feita de forma programada eletronicamente em intervalos de 60 segundos.

No dia em que a rainha faleceu a Prefeitura também prestou homenagem deixando o viaduto “de luto”. As luminárias ornamentais foram apagadas, deixando apenas as luminárias viárias acesas, que passam por cima e por baixo do viaduto e orientam o trânsito de veículos e pedestres.

O cônsul honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson, disse que fica muito feliz por Londrina – a cidade mais britânica no Brasil com laços históricos profundos com o Reino Unido – ter feito esta linda homenagem com a iluminação no viaduto. “Com certeza, o falecimento da nossa Rainha foi um momento de imensa tristeza para o povo britânico e milhões de pessoas ao redor do mundo, pois por mais de 70 anos ela foi nossa constante e norte. No entanto, também é um momento para celebrar seu legado e agradecer por todo seu serviço”, afirmou.

O cônsul honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson, e o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini. Foto: Emerson Dias/NCom

O cônsul esteve recentemente em Londrina para a inauguração do Jardim que homenageia os 70 anos de reinado da rainha Elizabeth II e da cabine literária instalada na Praça Primeiro de Maio, voltada a promover a cultura e a literatura para a população, além de resgatar os laços históricos entre o município e o Reino Unido. “Esta iniciativa é um excelente exemplo da nossa parceria em prática. Acredito que esta homenagem ao seu reinado foi umas das últimas comemorações realizadas no Brasil e assim fica mais especial ainda. Meus sinceros agradecimentos à cidade de Londrina por sua solidariedade ao povo britânico neste momento de luto”, enfatizou Patterson.

O secretário municipal de Cultura, Bernardo Pelegrini, contextualizou que no começo do século XX a Inglaterra era a maior potência colonialista do mundo e deixou as suas marcas e pegadas em todos os cantos do planeta, da China até a América Latina, construindo estradas, levando toda a tecnologia industrial e de estradas de ferro para vários recantos do mundo. “Londrina é legatária deste modelo inovador da Inglaterra, representado pela rainha Elizabeth II”, disse.

Jardim em homenagem ao Jubileu de 70 anos de reinado da Rainha Elizabeth II. Foto: Emerson Dias/NCom

Segundo o secretário, o município teve o privilégio de experimentar um modelo novo de ocupação, que não se concentrava na propriedade de terra, mas na distribuição do produto. “E foi assim que as terras foram facilitadas, vieram agricultores de todos os cantos do mundo e do Brasil, se beneficiando deste modelo e gerando uma riqueza enorme, transformando Londrina na Capital Mundial do Café. Aqui, as marcas dos ingleses estão em todos os cantos da cidade, no prédio da Biblioteca Pública funcionou a quadra de terra dos ingleses, e tudo isso tem vínculo com o império inglês, representado pela rainha. Londrina tem presença de gente de todos os cantos do mundo e temos que valorizar estes vínculos e ligações”, apontou.

A Rainha Elizabeth II faleceu no dia 8 de setembro aos 96 anos. Ela estava em sua residência de férias, o Castelo de Balmoral, na Escócia. Elizabeth II tornou-se rainha aos 25 anos de idade, em 1952, e passou 70 anos no trono, alcançando a distinção de monarca mais longeva da história. A rainha nasceu no dia 21 de abril de 1926, em Londres. Ela deixa quatro filhos, oito netos e 12 bisnetos. Com a sua morte, o seu filho mais velho, o agora Rei Charles, assumiu o trono do Reino Unido e de outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado.

No dia do falecimento, o prefeito Marcelo Belinati enviou carta ao Consulado do Reino Unido do Paraná, oferecendo condolências à Família Real e toda a nação do Reino Unido, pelo falecimento da Rainha Elizabeth II. Na carta, o prefeito ressaltou que Londrina tem fortes laços históricos com a Inglaterra, um dos países do Reino Unido, desde a sua fundação.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos