Conselho da Criança e do Adolescente realiza 11ª Conferência Municipal
Ao todo, serão realizadas 14 pré-conferências em todas as regiões da cidade para elencar os temas mais importantes a serem debatidos em novembro

Nos dias 9 e 10 de novembro, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Londrina vai realizar a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na sede da Associação da Guarda Mirim de Londrina, localizada na Rua Orestes Medeiros Pulim, 94, no bairro Aeroporto.
O objetivo é debater como ficaram os direitos humanos dos menores de 18 anos durante a pandemia de Covid-19, as vulnerabilidades e as dificuldades desse público e quais ações foram e ainda serão necessárias para a reparação e a garantia das políticas públicas de proteção integral. A intenção é ampliar e consolidar a participação das crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, para que haja, cada vez mais, a participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social das políticas públicas.
Segundo a presidente do CMDCA, Magali Batista de Almeida, a participação popular é importante porque levanta questões do dia a dia que, às vezes, os profissionais não conseguem visualizar imediatamente. “É a discussão do trabalho da assistência social pelo poder público e das entidades em prol das políticas para as crianças e adolescentes e quais ações faltam para a proteção desse público. É refletirmos sobre diversas questões, entre elas: com a Covid-19, qual é a política que está sendo trabalhada e qual está faltando? Porque a comunidade é quem enxerga mais de perto a realidade, por isso é tão importante que ela participe das pré-conferências e da conferência, pois neste encontros vemos quais são as principais demandas que devem ser encaminhadas para o Governo Federal”, explicou a presidente do conselho.
Todos os encontros (preparatórios e a conferência) são abertos ao público. Não é necessário se inscrever antecipadamente. O edital de chamamento para a Conferência Municipal deve ser publicado no Jornal Oficial do Município, nesta semana, contendo todos os detalhes para as entidades e pessoas interessadas. A última conferência foi realizada em 2018 devido à pandemia do Coronavírus, que impossibilitou eventos com aglomeração.

Pré-conferências – Para elencar as principais demandas e propostas do município, o CMDCA está realizando 14 encontros preparatórios espalhados por todos os territórios da Assistência Social de Londrina. É durante a pré-conferência que são escolhidos os delegados e delegadas que serão eleitos na conferência municipal para representarem os territórios. “Todo esse processo tem sido organizado pelo CMDCA com o apoio da Rede Intersetorial de Proteção às Crianças e aos Adolescentes e envolve os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, escolas municipais e estaduais, UBS, CRAS, CREAS e outros, o que é muito importante”, lembrou a secretária executiva do CMDCA, Ruth Piveta.
Na manhã de ontem (21), foi realizado o terceiro encontro preparatório para a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Instituto União para Vitória. A primeira pré-conferência aconteceu em 13 de setembro, com a comunidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Oeste. Na sequência, outra pré-conferência reuniu os moradores da região norte na Capela do São Jorge, no dia 14 deste mês. De acordo com os organizadores, cerca de 60 pessoas têm participado de cada um dos encontros preparatórios.
Nesta sexta-feira (23), às 13h30, será a vez dos moradores do Patrimônio Regina e Espírito Santo participarem. O encontro será na Escola Municipal Luiz Marques Castelo, que fica na Rua Santa Marta, 45, zona rural. Na quarta-feira da próxima semana (28), às 9h, a pré-conferência será destinada à população da região sul, por isso acontecerá no Colégio Estadual Cívico Militar Profª Vani Ruiz Viessi, situado na Rua Giuseppe Vittori, 165, no Conjunto São Lourenço.
Na última quinta-feira de setembro, dia 29, às 9h30, terá o encontro para a comunidade da zona rural, do Distrito de Guaravera e para facilitar o deslocamento dos moradores a pré-conferência será no Colégio Estadual de Guaravera, que fica na Rua Pernambuco. No mesmo dia, às 14h, será realizado outro debate para a população da zona leste, na Epesmel, localizada na Rua Angelina Ricci Vezozzo, 85. Em outubro, terão mais seis encontros, respectivamente nos dias 6, 11, 14, 19, 20 e 24 (confira abaixo).
Cronograma das Pré-conferências
Para a imprensa: mais informações podem ser obtidas com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente pelo (43) 3378-0028.