Prédios da Prefeitura divulgam a campanha “World To-Do List” até domingo (25)

Adesivos contendo os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram espalhados por toda cidade, com parte da campanha mundial

Desde a última sexta-feira (16), a Prefeitura de Londrina apoia e divulga a campanha World To-Do List, que promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), em diversas cidades ao redor do mundo. Em Londrina, os prédios ocupados pelas secretarias e órgãos municipais participam divulgando os Objetivos para a população, com o objetivo de incentivar ações que contribuam para atingir as metas propostas.

Foto: Reprodução

Até domingo (25), a sede da Prefeitura, que fica na Avenida Duque de Caxias, traz vários dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em sua fachada. Dentre eles, estão combater a desigualdade, tornar as cidades sustentáveis, erradicar a pobreza, proporcionar boas condições de saúde para todos, e criar bons empregos para todos.

Uma das metas foi divulgada pelo prefeito Marcelo Belinati em suas redes sociais. Na publicação desta sexta-feira (23), ele explica que Londrina foi convidada a aderir à campanha pelo prefeito de Londres e idealizador da iniciativa, Sadiq Khan, com a finalidade de divulgar e fortalecer os 17 ODS. “Agradeço o convite do prefeito Sadiq Khan, de Londres. Além da importância da ação, mostra a relevância de Londrina no cenário mundial”, citou.

Além de Londrina, somente Curitiba aderiu à iniciativa no Brasil. Em outros países, participam da campanha Londres, Nova Iorque, Bristol, e outras metrópoles. “E a participação de Londrina nessa campanha, junto a Londres e outras grandes cidades, faz parte de um projeto de internacionalização que a Secretaria Municipal de Governo vem desenvolvendo e conecta Londrina com os grandes temas do mundo, buscando parcerias em todos os níveis, seja na área social ou na área econômica”, frisou o secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves.

Foto: Saúde/Divulgação

Os banners podem ser conferidos também em outras regiões da cidade, graças ao envolvimento e participação da administração municipal direta e indireta. Pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dez unidades divulgam o ODS 3 – Proporcionar boas condições de saúde para todos. São elas: as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Maria Cecília, Cafezal, Alvorada, Santa Rita, Lerroville e Guanabara; Policlínica Municipal, Pronto Atendimento Infantil (PAI), Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, além da sede da SMS.

Foto: Defesa Social/Guarda Municipal

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, divulga em seu ônibus o ODS 8 – Criar bons empregos para todos, percorrendo várias vias da cidade. Também receberam os adesivos a sede da Guarda Municipal, próximo ao Lago Igapó, com os ODS 9 e 15, apoiar infraestruturas sustentáveis e inovações e proteger a vida na terra, respectivamente.

Na área central, a Secretaria Municipal de Cultura decorou o prédio-sede (Casa da Criança) e a fachada do Teatro Zaqueu de Melo. Os ODS também são divulgados nos prédios do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina (IPPUL), do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), na Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD), e na sala da Ouvidoria-Geral do Município, situada no prédio da Prefeitura. E a Acesf também levou a campanha ao cemitério Jardim da Saudade, localizado na região norte da cidade.

Foto: Emerson Dias/NCom

Vários setores e órgãos da Prefeitura aderiram à campanha por meio de suas redes sociais, principalmente Facebook e Instagram. As publicações podem ser conferidas nas páginas das Secretarias Municipais de Governo, Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, entre outras.

De acordo com a administradora da Secretaria Municipal de Governo, Liz Dayane Rodrigues, houve um esforço conjunto de toda a Prefeitura para que a campanha chegasse a diversos pontos da cidade. “A campanha iniciou no dia 16 de setembro e vai até domingo (25). Inclusive, neste domingo será realizado o Abraço no Lago, organizado pelo Compaz e Movimento Londrina Pazeando, que também aderiram à campanha. Dessa forma, o Abraço no Lago também terá referência aos 17 Objetivos”, acrescentou.

Foto: Divulgação/IPPUL

Além de incentivar a adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável entre a comunidade, a Prefeitura de Londrina também planeja aplicar as metas em suas atividades. “Com a implantação da política de governança, a Prefeitura está sistematizando e identificando em todos os setores quais ações já são executadas e são vinculadas aos 17 objetivos. Muita coisa já é feita nas secretarias e órgãos municipais, queremos identificá-las e conectá-las aos ODS. A campanha ‘World To-Do List’ reforça o quanto é importante o foco de todas as gestões no alcance desses objetivos”, finalizou.