Defesa Social reforçará segurança em 43 locais de votação no domingo (2)
Mais de 70 guardas municipais serão escalados para cobrir todo o período de votação e equipes em viaturas farão rondas preventivas
Neste domingo (2), a Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, vai intensificar a segurança de 43 locais de votação, sediados em escolas municipais das regiões leste, oeste, sul e central. Cerca de 74 guardas municipais estão escalados para permanecer nos 43 pontos das 7h30 às 17h30, até a retirada das urnas. Equipes em viaturas também reforçarão a segurança por meio de rondas preventivas, inclusive na zona rural.
A ação, que inclui as demais forças de segurança pública, atende solicitação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e tem como principal objetivo contribuir para a tranquilidade de eleitores e agentes que atuarão no pleito eleitoral. Desde o dia 17 de setembro, as equipes da Guarda Municipal intensificam o patrulhamento preventivo, durante o dia e à noite, na sede do TRE, localizada na Rua Governador Parigot de Souza, 231, Centro Cívico.
Garantida pela legislação, a prestação de apoio aos outros órgãos é uma das principais atividades promovidas pela Guarda Municipal de Londrina. E, de acordo com o secretário municipal de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, todas as ações de segurança visam garantir o direito do cidadão ao voto. “Trabalharemos para que os eleitores possam exercer o seu direto com tranquilidade, resguardando o direito ao voto de cada cidadão, bem como para a segurança dos mesários, secretários entre outras pessoas responsáveis pela eleição. Em outras eleições nós já realizamos esse trabalho com sucesso, em favor da democracia”, pontuou.
Demais serviços
A Diretoria Operacional da Guarda Municipal informa que os atendimentos às ocorrências da Patrulha Maria da Penha, fiscalização das legislações e decretos municipais, patrulhamento preventivo pelas escolas, unidades de saúde, áreas de lazer, e outros serviços não serão afetados. A Central de Emergência 153 e o aplicativo 153 Cidadão, disponível para telefones com sistema Android e iOS, seguem à disposição da população para solicitação de atendimentos.