Oficina “Tsurus no Serviço Público” terá segunda edição na quinta-feira (13)
Atividade integra a programação do Mês do Servidor 2022, que conta com diversos cursos e ações voltadas aos servidores municipais

A programação do Mês do Servidor 2022, realizada pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), oferecerá mais uma edição da oficina de origami “Tsurus no Serviço Público” na próxima quinta-feira (13), das 14h às 14h30, no auditório da Prefeitura. Os interessados em participar devem comparecer ao local, não sendo necessárias inscrições prévias.
Ministrada por Rosemary Komatsu e Celina Mika, a atividade teve sua primeira turma ontem (6), resultando na produção de mais de 100 tsurus – figuras de papel que representam o grou, ave associada à prosperidade, saúde e felicidade na cultura japonesa. No dia 27 de outubro, o curso terá sua terceira e última edição, realizada das 12h30 às 13h.

Os tsurus feitos na oficina serão entregues ao Hospital do Câncer de Londrina, enfeitando uma árvore que será doada à instituição pelo Viveiro Municipal da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). Todos os origamis serão feitos em papéis da cor rosa – em alusão à campanha Outubro Rosa – e terão palavras inscritas por seus autores, com mensagens positivas e de esperança. Além disso, a atividade também visa produzir 1.500 tsurus em diferentes cores, para que formem uma cortina composta por origamis que será colocada no saguão da sede da Prefeitura, junto a uma árvore enfeitada.
De acordo com a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, o objetivo da iniciativa é ampliar a abrangência das atividades do Mês do Servidor para além dos muros da Prefeitura. “Essa é uma atividade carregada de simbolismo e empatia, que visa trazer energias positivas e um incentivo aos pacientes do Hospital do Câncer e seus familiares, assim como aos funcionários da instituição. Além disso, é uma forma de estimular o trabalho em equipe entre servidores de diferentes secretarias e órgãos, sendo que o resultado concreto dessa colaboração também estará visível na cortina e na árvore que serão colocadas no saguão da Prefeitura”, disse.
Quem quiser colaborar com a ação também pode aprender a fazer um tsuru por meio do tutorial on-line disponibilizado pela SMRH (acesse aqui), e posteriormente entregar seus origamis na Secretaria até 24 de outubro.
Cursos – O Mês do Servidor inclui, ainda, diversos cursos que vêm sendo oferecidos para os servidores municipais sobre temas relativos ao serviço público. Na terça-feira (11), das 14h às 16h, no auditório da Prefeitura, o procurador do Município, Ronaldo Gusmão, fará uma palestra sobre o Estatuto do Servidor do Município de Londrina. As vagas para essa atividade já estão esgotadas, mas uma segunda edição da oficina está marcada para o dia 26 de outubro, no mesmo local e horário. Para se inscrever, é preciso usar a chave de inscrição ESMLT2-2022.
“Racismo e suas repercussões no ambiente de trabalho” é o tema da edição deste mês do Café com RH, que será conduzida na quinta-feira (13), das 14h30 às 16h, no auditório da sede da administração municipal. O debate incluirá a gestora municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo, e as também servidoras municipais Beatriz Batista Silva e Mariana Rodrigues Moreira. A chave de inscrição é CRHTRRAT-2022.
Encerrando a semana, a palestrante Gabriela Casado falará sobre “Inteligência Emocional e como aplicá-la no trabalho” na sexta-feira (14), das 12h30 às 14h, também no auditório da Prefeitura. Quem quiser participar dessa atividade deve utilizar a chave de inscrição IECAT-2022 para se registrar.

Auriculoterapia – Com o objetivo de promover o cuidado à saúde dos servidores municipais, a programação do Mês do Servidor também conta com atendimentos gratuitos de auriculoterapia, conduzidos pela coordenadora de Práticas Integrativas do NASF, Jucelei Pascoal Boaretto. Cada atendimento tem duração de 15 minutos e será feito na sede da Prefeitura, na segunda-feira (10), das 13h30 às 15h30, na sala onde se localizava a antiga cantina (piso térreo).
É importante ressaltar que as vagas para essa atividade já estão esgotadas, mas novos atendimentos serão realizados em 24 de outubro, e as inscrições serão abertas mais próximo da data.
Sorteio de ingressos – Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), a Secretaria Municipal de Recursos Humanos está realizando a distribuição de alguns convites de cortesia dos espetáculos do Festival de Dança de Londrina para servidores e servidoras. Além disso, na próxima semana, serão realizados sorteios de ingressos para os interessados. Para obter mais informações, entre em contato com a SMRH pelo telefone (43) 3372-4036.