Curso Idoso Conectado certifica cem formandos em evento no CCI Norte
A capacitação foi oferecida por parceria da Secretaria Municipal do Idoso com a Celepar; aulas ensinaram noções básicas de internet ao longo de três dias para pessoas acima de 60 anos

O curso Idoso Conectado teve cerimônia de formatura com entrega de certificados na manhã desta sexta-feira (7). O evento foi realizado a partir das 10h, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região Norte (Rua Luís Brugin, 570, Conjunto Maria Cecília). Cem pessoas acima dos 60 anos completaram as atividades do curso, em que aprenderam uso básico da internet, de redes sociais e sites de serviço público, de terça (4) a quinta-feira (6) nos CCIs Norte e Oeste.
O curso faz parte do Programa de Inclusão Social da Pessoa Idosa, oferecido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), e foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal do Idoso (SMI). O evento reuniu em torno de 120 pessoas, entre alunos e seus familiares. Participaram também o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramodini Danelon, o secretário municipal de Planejamento, Marcelo Canhada, e representantes da Celepar.
Participaram do curso idosos inscritos pelos CCIs Norte, Leste e Oeste, de forma totalmente gratuita, sendo que os do Leste foram transportados à unidade Oeste para usar os computadores. Todos puderam optar entre período matutino, das 8h às 12h, ou vespertino, das 13h às 17h.

A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini, lembrou que, somando esta edição da capacitação com as realizadas antes da pandemia, já são mais de 2 mil idosos de Londrina formados neste curso de inclusão digital. “Estou muito emocionada, é uma satisfação enorme poder facilitar o acesso dos idosos, a inclusão digital. São muitos os depoimentos dos participantes sobre descobrirem o mundo digital e se aproximarem de pessoas queridas e de novos conhecimentos. A Secretaria Municipal do Idoso terá novas turmas em novembro”, afirmou.

Um dos alunos que participou pelo CCI Norte foi João Vicente Ferreira, que ficou muito satisfeito com a capacitação. “Os professores tinham muita clareza na comunicação, tinham uma riqueza de conhecimento mesmo, vejo que realmente ofereceram o melhor para nós. No início, pensei que não ia conseguir aprender muita coisa, mas os professores disseram que se prestássemos atenção, daria tudo certo”, contou.
Ferreira aproveitou muito bem o conteúdo e, agora, consegue fazer pesquisas no Google, usar o Facebook e Whatsapp .”É muito bom ter essas novas experiências. Faz tempo que eu estava parado em casa, e foi muito bom poder aprender tanta coisa e ainda ganhar o certificado, e a cerimônia foi linda”, comemorou.
O formando também agradeceu a todos os organizadores, e ficou muito contente com a formatura. “Quero parabenizar toda a equipe da Celepar e dos CCIs, além do vice-prefeito e da nossa secretária, Andrea Ramondini, e a nossa assistente social do CCI Norte, a Gleycielle Santos, que são todos envolvidos mesmo com o Estatuto do Idoso. Espero que tragam o curso outras vezes, para que mais pessoas possam fazer, pois foi muito precioso”, agradeceu.

Próxima edição
O objetivo do curso Idoso Conectado é capacitar as pessoas no uso básico da internet, abordando temas como configuração do wi-fi, funções de teclado, mouse, programas como editor de texto e Paint. São ensinados também sobre navegadores de internet, pesquisas, e-mail, mapas, redes sociais como Facebook e Instagram, e sobre sites de serviços públicos.
Conforme informou a diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Ana Karina Anduchuka Barbosa, até o fim de outubro já estarão definidas as datas da próxima edição do curso. “Essa edição foi ótima, tivemos muito retorno positivo, as pessoas conseguiram aprender muita coisa”, avaliou.
Os alunos desta edição foram chamados a partir de uma lista de espera dos CCIs, e quem tiver interesse de participar da próxima edição do curso Idoso Conectado, pode telefonar ou comparecer nos CCIs presencialmente, para se cadastrar na lista de espera. O contato deve ser feito pelos números: (43) 3375-0307 (CCI Leste); (43) 3375-0334, ou Whatsapp (43) 3375-0307 (CCI Oeste); e (43) 3373-0091 (CCI Norte).
Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina