Destaques

Município comemora o Mês da Consciência Negra

Município comemora o Mês da Consciência Negra

Durante novembro, diversas entidades realizarão palestras, oficinas, debates e cursos sobre ações de inclusão e igualdade racial

Hoje (6), o prefeito de Londrina, Gerson Araujo, deu início às comemorações do Mês da Consciência Negra. A abertura das atividades foi realizada às 8h, na Casa dos Conselhos Municipais, localizada na avenida Bandeirantes, 116, na Vila Ipiranga. A temática deste ano é “Londrina celebra Zumbi”, em homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares. Para comemorar a data, estão previstas diversas atividades como cursos de capacitação para servidores públicos, palestras sobre a importância da implantação de políticas públicas para a igualdade racial e oficinas.

Durante novembro, diversas entidades realizarão palestras, oficinas, debates e cursos sobre ações de inclusão e igualdade racialPara a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (NEAA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Rosane Borges, a temática de caráter ético, político e histórico traz à tona a história do Brasil, além de marcar uma mudança social. “O Quilombo dos Palmares, liderado por Zumbi, foi a primeira organização socialista do mundo, pois acolhia todos que necessitavam e não apenas os negros. Isso faz parte da história do nosso país, mas por muito tempo foi considerada uma história a parte, excluída. Debater esse assunto tira o véu desse país coberto de injustiça e demonstra que Londrina se compromete em fazer do Paraná e do Brasil uma nação mais justa e igualitária”, disse.

De acordo com o prefeito, é necessário lutar pela igualdade dos povos e o dia da consciência negra tem essa função. “Acredito que o dia 20 de novembro tem que ser um dia que nos obrigue a uma reflexão mais séria sobre a igualdade racial e que não seja apenas um dia de descanso devido ao feriado. Que seja válido também para celebrarmos esse momento e refletirmos a caminho de um país sem discriminação”, afirmou Gerson Araujo.

Durante novembro, diversas entidades realizarão palestras, oficinas, debates e cursos sobre ações de inclusão e igualdade racialSegundo a gestora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Fátima Beraldo, Londrina tem realizado diversas ações para o combate do racismo. “O Grupo de Combate ao Racismo, coordenado pelo Ministério Público em parceria com órgãos municipais e universidades, é um exemplo no combate ao racismo e da luta em prol da implantação da Lei 10.639/2003, assim como é o feriado de 20 de novembro. Mas sabemos que, ainda, há muito para ser feito em prol de políticas públicas para igualdade racial”, explicou Fátima.

Após a solenidade, foi realizado um curso para 30 pessoas. O tema foi “A aplicação e inserção de políticas públicas voltadas à questão racial no município”. O objetivo principal é sensibilizar as pessoas sobre a questão racial e a existência de recursos públicos que atendam as demandas da população negra. A capacitação foi ministrada pela professora doutora da UEL, Rosane Borges; pela coordenadora da Casa dos Conselhos, Heloísa Botelho; pela funcionária da Casa dos Conselhos, Francismara Lourenço e pela integrante do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (NEAA) e presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Ester dos Santos Bento.

As ações do Mês da Consciência Negra estão sendo realizadas pela Prefeitura de Londrina por meio da Casa dos Conselhos, Secretaria de Governo e de Educação, Gestão Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (NEAA), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ministério da Saúde, Ministério Público do Paraná e com a 17ª Regional de Saúde.

Fotos: N.com

 

 

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos