Destaques

Município apresenta prestação de contas da saúde

Dados sobre as reformas nas Unidades Básicas de Saúde, Centrofarma, Centrolab além de contratação de profissionais foram apresentados na audiência  

Município apresenta prestação de contas da saúde

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou na manhã de hoje (7), os dados relativos à prestação de contas do terceiro trimestre de 2012 do Sistema Único de Saúde. A audiência pública foi realizada na Câmara Municipal, localizada na rua Governador Parigot de Souza, 145, centro cívico.

Município apresenta prestação de contas da saúde Durante a audiência pública, foram apresentadas as atividades realizadas em julho, agosto e setembro. Segundo o secretário de Saúde, Edson Antônio de Souza, estes três meses foram positivos. “Foi o período em que mais realizamos entregas de reformas, contratação de pessoal e realizamos melhorias na estrutura dos equipamentos sociais”, disse.

Durante o mês de julho, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) começaram a receber as câmeras de vigilância 24 horas por dia, que são monitoradas pela Central da Guarda Municipal. As primeiras foram instaladas em locais com maior índice de vulnerabilidade social. A intenção da Prefeitura é instalá-las em todas as 53 unidades e transmitir as imagens on-line.

Ainda em julho, foram entregues os 175 termos de posse dos aprovados no concurso público para agentes de endemias e a reforma da Centrofarma. Pela primeira vez, o local recebeu o aval da Vigilância Sanitária do Município, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), do Corpo de Bombeiros e do Conselho Regional de Farmácia. O Complexo Regulador também recebeu duas novas ambulâncias para realizar o atendimento de urgência e emergência da 17ª Regional de Saúde. Foi instalado do projeto pioneiro no Brasil dos Educadores nos Bairros. A secretaria recebeu dois novos equipamentos odontológicos móveis, 16 computadores para o SAMU e para a Central de Leitos e um novo software foi instalado para dar mais agilidade ao trabalho desses órgãos.

Em agosto de 2012, foi realizado o terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), quando o índice ficou em 0,6%, ou seja, abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde. Também foi realizada a 20ª Semana Mundial de Aleitamento Materno; a capacitação em Urgências e Emergências para todos os médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem das UBS da cidade; a capacitação de 25 funcionários públicos para o uso do desfibrilador; a Campanha de Multivacinação para crianças abaixo de cinco anos e a convocação de dois médicos da Autarquia de Saúde para comporem a Força Nacional de Saúde do Sistema Único de Saúde (FN-SUS).

Município apresenta prestação de contas da saúde Já em setembro, a Secretaria de Saúde implantou o agendamento de consultas com especialistas, através da Regulação Online, o que deixou o processo mais rápido e deu prioridade aos pacientes com casos mais graves. Os 183 cargos novos foram criados para a saúde, sendo que 110 deles foram para auxiliares de enfermagem e o restante para médicos de urgência plantonistas e enfermeiros. E o Laboratório Municipal de Análises Clínicas (Centrolab) passou a realizar 100% dos exames de sangue, fezes e urina da rede municipal de saúde.

Para o secretário de Saúde a prestação de contas já é uma prática adotada pela Prefeitura. “Estamos seguindo a legislação que regulamenta a transparência no serviço público. E posso parabenizar a equipe, porque pudemos realizar todas as ações graças ao esforço e união de todos”, afirmou Souza.

A Diretoria-Geral, as Diretorias de Serviços Complementares de Saúde (DSCS), Financeira e de Gestão de Compras e Serviços (DFGCS), de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (DGTE), de Regulação da Atenção à Saúde (DRAS), de Logística e Manutenção em Saúde (DLMS), de Atenção Primária à Saúde (DAPS), de Planejamento e Gestão em Saúde (DPGS), de Urgência e Emergência em Saúde (DUES), de Vigilância em Saúde (DVS), a Ouvidoria e o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador apresentaram os dados.

Fotos: N.com

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos