Município apresenta prestação de contas da saúde
Dados sobre as reformas nas Unidades Básicas de Saúde, Centrofarma, Centrolab além de contratação de profissionais foram apresentados na audiência
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou na manhã de hoje (7), os dados relativos à prestação de contas do terceiro trimestre de 2012 do Sistema Único de Saúde. A audiência pública foi realizada na Câmara Municipal, localizada na rua Governador Parigot de Souza, 145, centro cívico.
Durante a audiência pública, foram apresentadas as atividades realizadas em julho, agosto e setembro. Segundo o secretário de Saúde, Edson Antônio de Souza, estes três meses foram positivos. “Foi o período em que mais realizamos entregas de reformas, contratação de pessoal e realizamos melhorias na estrutura dos equipamentos sociais”, disse.
Durante o mês de julho, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) começaram a receber as câmeras de vigilância 24 horas por dia, que são monitoradas pela Central da Guarda Municipal. As primeiras foram instaladas em locais com maior índice de vulnerabilidade social. A intenção da Prefeitura é instalá-las em todas as 53 unidades e transmitir as imagens on-line.
Ainda em julho, foram entregues os 175 termos de posse dos aprovados no concurso público para agentes de endemias e a reforma da Centrofarma. Pela primeira vez, o local recebeu o aval da Vigilância Sanitária do Município, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), do Corpo de Bombeiros e do Conselho Regional de Farmácia. O Complexo Regulador também recebeu duas novas ambulâncias para realizar o atendimento de urgência e emergência da 17ª Regional de Saúde. Foi instalado do projeto pioneiro no Brasil dos Educadores nos Bairros. A secretaria recebeu dois novos equipamentos odontológicos móveis, 16 computadores para o SAMU e para a Central de Leitos e um novo software foi instalado para dar mais agilidade ao trabalho desses órgãos.
Em agosto de 2012, foi realizado o terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), quando o índice ficou em 0,6%, ou seja, abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde. Também foi realizada a 20ª Semana Mundial de Aleitamento Materno; a capacitação em Urgências e Emergências para todos os médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem das UBS da cidade; a capacitação de 25 funcionários públicos para o uso do desfibrilador; a Campanha de Multivacinação para crianças abaixo de cinco anos e a convocação de dois médicos da Autarquia de Saúde para comporem a Força Nacional de Saúde do Sistema Único de Saúde (FN-SUS).
Já em setembro, a Secretaria de Saúde implantou o agendamento de consultas com especialistas, através da Regulação Online, o que deixou o processo mais rápido e deu prioridade aos pacientes com casos mais graves. Os 183 cargos novos foram criados para a saúde, sendo que 110 deles foram para auxiliares de enfermagem e o restante para médicos de urgência plantonistas e enfermeiros. E o Laboratório Municipal de Análises Clínicas (Centrolab) passou a realizar 100% dos exames de sangue, fezes e urina da rede municipal de saúde.
Para o secretário de Saúde a prestação de contas já é uma prática adotada pela Prefeitura. “Estamos seguindo a legislação que regulamenta a transparência no serviço público. E posso parabenizar a equipe, porque pudemos realizar todas as ações graças ao esforço e união de todos”, afirmou Souza.
A Diretoria-Geral, as Diretorias de Serviços Complementares de Saúde (DSCS), Financeira e de Gestão de Compras e Serviços (DFGCS), de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (DGTE), de Regulação da Atenção à Saúde (DRAS), de Logística e Manutenção em Saúde (DLMS), de Atenção Primária à Saúde (DAPS), de Planejamento e Gestão em Saúde (DPGS), de Urgência e Emergência em Saúde (DUES), de Vigilância em Saúde (DVS), a Ouvidoria e o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador apresentaram os dados.
Fotos: N.com