Cidadão

Projeto Comunica Cultura divulga produções culturais de Londrina

Iniciativa veiculada nas redes sociais se soma ao trabalho que já é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, voltado à divulgação de projetos distribuídos por Londrina

Os perfis da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) no Instagram e Facebook passaram a contar com um reforço para a criação e difusão de suas publicações, graças ao apoio do projeto Comunica Cultura. Visando dinamizar a comunicação relativa a eventos culturais, a partir de políticas públicas, a iniciativa conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e foi selecionada através do Edital n° 002/2022, voltado a projetos estratégicos para a realização de Programas Estruturantes.

O projeto é realizado pelo Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina (Kinoarte), associação cultural sem fins lucrativos que já atua há muito tempo em Londrina e se destaca pelo alto nível de seu trabalho. Tendo em sua equipe profissionais como Bruno Gehring, Luciano Pascoal, Lúcio Flavio Moura e Rodolfo Leonardo Ribeiro, o Comunica Cultura busca gerar conteúdo de qualidade e com frequência, sob orientação da SMC.

Os conteúdos que já estão sendo veiculados incluem a Agenda Cultura, série de posts que divulga informações sobre os eventos que movimentam a cidade, incluindo datas, horários, locais e valores das entradas; e “Cultura que Figura!”, um álbum dos diversos personagens e produtores que fazem a cultura de Londrina acontecer. Além disso, o projeto também abrange as seções “Feito na Fábrica”, que destaca os projetos que integram o programa Fábrica – Rede Popular de Cultura; “Cultura Comunidade”, voltado a revelar o alcance da produção cultural no dia a dia do londrinense e das diversas comunidades impactadas; e Londrina + Cultura, que vai abranger o que a política pública cultural fomenta e promove por meio do Promic.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, o Comunica Cultura pretende preencher uma lacuna na vida cultural de Londrina. “É um espaço onde se pode encontrar as informações sobre a nossa intensa vida cultural, os shows, palestras, encontros, oficinas e cursos, enfim, tudo o que constitui o universo da cultura. A agenda não tem importância apenas para a divulgação e fomento de nossa produção, ela também é importante como suporte para estimular cada vez mais o contato da população com o fazer cultural de nossos artistas”, frisou.

Divulgação

Ainda segundo Pellegrini, o projeto contribuirá para estreitar os laços entre produtores e comunidade, além de estimular a economia da cultura, favorecendo toda a cadeia que vai de produtores a técnicos, estabelecimentos e projetos. “Isso impacta, inclusive, no estímulo ao turismo, tanto regional como nacional, valorizando o fazer cultural e contribuindo para dar à cultura o espaço e reconhecimento que ela merece”, salientou.

O coordenador da iniciativa, Bruno Gehring, frisou que o Comunica Cultura vem para agregar as diferentes produções culturais e mostrar para a cidade a diversidade cultural existente em Londrina. “Produzimos muita cultura, graças à política pública que temos desde os anos 2000 e agora, mais de 20 anos depois, temos a oportunidade de furar a bolha cultural de agentes que produzem e participam da cultura. Queremos mostrar para a população em geral que a cultura está presente e é direito de todos e, através das redes sociais, nós conseguimos alcançar essas pessoas”, disse.

Para o coordenador do Programa Fábrica – Rede Popular de Cultura, Valdir Grandini, o projeto vai proporcionar um panorama do que é realizado na área da cultura em Londrina. “É importante saber o que existe e o que está acontecendo na cidade e, por meio dessas publicações nas redes sociais, as pessoas que queiram saber o que vai acontecer durante a semana, vão ter onde se informar”, destacou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Cultura, pelo telefone (43) 3371-6612 

Texto: Marcelo Cordero, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos