Defesa Social quer retomar convênio para curso de tiro da GM
Major Raul Vidal retornou hoje, (13) de Curitiba, onde se reuniu com o Secretário de Segurança Pública para tratar sobre a realização do curso de tiro para a Guarda Municipal
O secretário municipal de Defesa Social, major Raul Leão de Araujo Vidal, se reuniu na manhã de hoje (13) com o secretário de Segurança Pública do Paraná, Cid Vasques. O encontro foi no gabinete do secretário estadual e eles trataram sobre a viabilização do curso de capacitação para o uso de armas de fogo para agentes da Guarda Municipal de Londrina.
De acordo com o major Raul Vidal, a recepção em Curitiba foi muito boa e as conversas foram produtivas. “Entendemos que o convênio firmado antes em relação ao curso de tiro precisa ser refeito. O documento já esta na assessoria jurídica da Secretaria de Segurança Pública. Estamos no aguardo da decisão.”
Vidal informou que uma das dúvidas sobre o curso, se dá em relação à legislação eleitoral. “Se conseguirmos realizar o curso sem envolver mais recursos da Prefeitura, daremos seguimento aos trâmites legais assim que o convênio vier assinado. Porém se a Prefeitura dispuser de algum valor o prosseguimento só poderá ser dado em janeiro, de acordo com a Lei eleitoral.”
O secretário de Defesa Social já entrou em contato com o subcomandante da Polícia Militar, Coronel Cesar Alberto Souza, e ele virá à Londrina acertar os últimos detalhes do curso de tiro. Além disso, representantes da empresa Delmondes & Dias, responsável pelo curso de formação da Guarda Municipal, serão convocados para comparecer ao gabinete do secretário na segunda-feira (19) para discutir a situação. “Quando pagamos à empresa pelo curso, a parte de instrução de tiro também estava inclusa, então ela já está paga.”
O major Vidal informou que o armamento da Guarda Municipal é previsto em lei. “De acordo com o Estatuto do Desarmamento, em toda cidade com mais de 500 mil habitantes é previsto o uso de arma pela Guarda Municipal. Todos os esforços serão feitos da nossa parte, assim que recebermos o convênio assinado faremos todo o planejamento para a realização do curso.”
Foto: Luiz Jacobs