Prefeitura promove conscientização em relação ao HIV
Secretaria de Saúde montou programação para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, primeiro de dezembro
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde, montou uma programação especial para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, primeiro de dezembro. No dia 27 de novembro, a Secretaria lança a campanha “Londrina Fique Sabendo”. O objetivo é despertar a consciência da sociedade e de órgãos públicos da necessidade de se adotar medidas efetivas de prevenção de novas infecções pelo HIV, e também reforçar a solidariedade e a compreensão em relação às pessoas que vivem com o vírus.
Em 2011, foram diagnosticadas 94 pessoas com a doença em Londrina. Frente a isto o Programa Municipal de DST-HIV-Aids-Hepatite Viral e Tuberculose de Londrina realizou o processo de descentralização dos testes rápidos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e maternidades de Londrina e região, buscando ampliar o diagnóstico precoce. Foram treinados cerca de 180 profissionais de saúde para execução dos testes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas maternidades.
A gerente do setor de DST/HIV/Aids/Hepatites virais e Tuberculose da Secretaria de Saúde, Regina Cortez, enfatizou a importância do teste rápido. “O teste rápido para o HIV é um meio de contenção da epidemia, pois temos vantagens para o paciente no âmbito individual e coletivo. Com o diagnóstico precoce, o paciente pode manejar mais adequadamente a sua doença, ter uma vida com qualidade e diminuir os ricos de infecções oportunistas. Caso contrário, se o mesmo realizar o diagnóstico tardio pode ter seu quadro agravado e evoluir para óbito precoce”.
Regina Cortez ainda apontou a importância do resultado imediato que o teste proporciona. “Quando a pessoa procura esse tipo de teste ela quer saber o resultado na hora. Com a descentralização dos testes rápidos a população terá acesso a esse serviço. Às vezes esse tempo de realização até o resultado do teste a pessoa acaba se descuidando. Com o resultado na hora, caso positivo, ela já irá se conscientizar e não transmitirá a doença.”
A programação montada pela Secretaria de Saúde na campanha “Londrina Fique Sabendo” passa pelas UBS de todas as regiões. No dia 30 será feita uma solenidade com a apresentação dos números referente à Aids na cidade e também da Campanha “Londrina fique sabendo” e uma apresentação da Orquestra Solidariedade Sempre no Centro de Referência Doutor Bruno Piancastelli Filho, que fica na Alameda Manoel Ribas, 1. No dia primeiro, será montada uma barraca no calçadão para entregar folders explicativos para orientar a população sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e o uso de preservativos.
O Núcleo de Educação Regional de Londrina estará participando da Campanha “Londrina Fique Fabendo” com a divulgação das atividades nas escolas estaduais, uma vez que o público alvo da Campanha também é o adolescente.
Programação:
Dia 27 de novembro – Campanha “Londrina Fique Sabendo”
Região Leste – UBS Vila Ricardo
Região Oeste – UBS Jardim do Sol
Dia 28 de novembro- Campanha “Londrina Fique Sabendo”
Região Sul – UBS Ouro Branco
Região Norte – UBS Parigot
Dia 29 de novembro – Campanha “Londrina Fique Sabendo”
Região Centro – Vila Brasil
Região Rural – em todas as UBS Rural.
Dia 30 de novembro – Encerramento da Campanha “Londrina Fique Sabendo”
Solenidade referente ao dia mundial da luta contra a AID e encerramento da campanha “Londrina fique sabendo”, no Centro de Referência Doutor Bruno Piancastelli Filho, Alameda Manoel Ribas, 1.
Dia 1º de dezembro
Atividades educativas no calçadão com a barraca das 9 às 13 horas.
Foto Arquivo