Cidadão

Programa Prefeito Amigo da criança revisa Plano para a Infância e Adolescência

Objetivo é atualizar o texto para melhorar o acompanhamento das políticas de proteção de crianças e adolescentes no território de Londrina

Na última quinta-feira (27), os membros da Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação do Programa Prefeito Amigo da Criança (CMAA-PPAC) debateram o preenchimento dos dados do Orçamento Criança e Adolescente (OCA) executado em 2021 e a revisão do Plano Municipal para a Infância e Adolescência (PMIA), durante o encontro, que aconteceu na Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml).

O objetivo foi alinhar o preenchimento dos dados, que devem ser entregues até 17 de dezembro deste ano. Entre eles está aquilo que foi orçado e executado no OCA, de acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA). Essas informações levam em consideração a metodologia proposta pela Fundação Abrinq e os relatórios disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura de Londrina.

Foto: Vivian Honorato

Nos documentos é possível encontrar as ações realizadas em quatro áreas principais, que são educação, saúde, assistência social e direitos da cidadania. Isso porque, o OCA desagrega do orçamento público os gastos destinados à promoção e defesa de direitos de crianças e adolescentes, por isso a importância de sua análise. “É uma forma de darmos transparência ao orçamento executado e o Programa Prefeito Amigo da Criança pede isso, e tem uma base de dados com a qual consegue confrontar os dados. Além disso, o segundo ponto discutido trata sobre o Plano Municipal para a Infância e Adolescência”, explicou o coordenador de Informações do Programa Prefeito Amigo da Criança, Thiago Valentin Damasceno.

O PMIA foi elaborado pela equipe em 2017, por meio de oficinas de Planejamento Estratégico. “É um plano que foi construído em várias frentes usando o Método ZOPP, que trabalha com objetivos direcionados, e teve como base o plano do CMDCA. Ele casa muito com as ODS da ONU e com aquilo que estamos debatendo nas pré-conferências da Assistência Social. Agora, vamos entrar na etapa da revisão dele e aprimoramento dos pontos”, contou o coordenador dos trabalhos.

Foto: Vivian Honorato

Segundo Damasceno, essa revisão é imprescindível para a continuidade do acompanhamento das políticas de proteção de crianças e adolescentes no território de Londrina. Por isso, esse ano, os membros da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Programa Prefeito Amigo da Criança (CMAA-PPAC) devem revisar o texto e preencher a matriz lógica do plano. No PMIA são colocados os principais problemas da infância e da adolescência identificados no município e as estratégias que a atual administração e as gestões dos 10 anos deverão colocar em prática.

Para isso, a comissão do PPAC se dividirá em grupos setoriais que analisarão o texto original propondo alterações, melhorias e a manutenção daquilo que têm dado resultados positivos. Para otimizar os trabalhos, as equipes foram divididas em três grandes eixos, que são: Direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer direito e à convivência familiar e comunitária; Direito à vida e à saúde; e, por fim, Direito à liberdade, ao respeito à dignidade direito e à convivência familiar e comunitária. O cronograma dos encontros já está definido (veja abaixo).

Cronograma

Dia 8 de novembro: encontro com representantes da Educação, às 13h30; e com representantes da Cultura e Esporte e Lazer, às 15h, para debater o Tema 1.

Dia 11 de novembro: reunião com os representantes da Saúde, às 13h30, para debater o segundo eixo central (Direito à vida e à saúde).

Dia 17 de novembro: debates com os representantes da Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselhos Tutelares e da Defesa Social, às 13h30, para discutir o terceiro eixo, que trata sobre o direito à liberdade, ao respeito à dignidade direito e à convivência familiar e comunitária.

Todos eles acontecerão na de reunião da Secretaria Municipal de Educação (SME), que fica no piso térreo do prédio administrativo da Rua Humaitá, 900.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos