Revitalização asfáltica no Conjunto Vivi Xavier é concluída na região norte de Londrina
Nesta ação, a Prefeitura renovou o asfalto de 13 ruas, totalizando 15 trechos em mais de 27 mil m² de execução; outros recapes prosseguem e terão início em diferentes regiões

Parte do programa permanente de recuperação da malha asfáltica de Londrina, pelo qual o Município faz melhorias em todas as áreas da cidade, os trabalhos de revitalização do asfalto no Conjunto Vivi Xavier, na região norte, foram concluídos pela Prefeitura.
Por meio da modalidade de reperfilagem asfáltica, com a recomposição de 15 trechos de pista deteriorados, em 13 ruas, a ação totalizou 27.302,10 m² em área trabalhada. Ao todo, foram 2 mil toneladas de massa asfáltica aplicadas.

Com essa iniciativa, os moradores dessa parte de Londrina, e todos que utilizam as vias atendidas, agora passam a ter mais segurança, conforto e acessibilidade ao trafegar nestes locais.
Foram atendidas as ruas Eliane de Grammont, Joubert de Carvalho – em três pontos diferentes, Nelson Rodrigues, Maysa, Watson Macedo, Sérgio Bittencourt, Paschoal Carlos Magno, Elvis Presley, Vitor Assis Brasil, Ari Barroso, Maestro Erlon Chaves, David Nasser e Antônio Jacob Filho.
Iniciadas na primeira semana de outubro deste ano, as atividades de recuperação do pavimento foram finalizadas na última semana, entregues pela empresa Axial Terraplanagem e Pavimentação (Contrato 146/2022). A terceirizada presta vários serviços asfálticos para outras agendas da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP). O recurso utilizado para essa etapa é próprio da Prefeitura e compõe o orçamento já disponível para essa finalidade.

No momento, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) finaliza os últimos ajustes de sinalização viária horizontal em alguns pontos dessa abrangência do Conjunto Vivi Xavier, devendo encerrar as intervenções ainda nesta semana. Não há bloqueios de trânsito para este trabalho, apenas com breves interdições parciais devido à atuação das equipes.
O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, ressaltou que este pacote de revitalização no Vivi Xavier complementa as ações de recape que já foram realizadas no bairro anteriormente, durante as obras de reconstrução do Terminal Urbano Vivi Xavier. O espaço foi erguido do zero, entre 2019 e 2020. “Naquele período, por conta do impacto no asfalto do bairro, causado pela movimentação de ônibus que alteraram seu itinerário, precisamos revitalizar o pavimento de algumas ruas. Agora, voltamos a pontos que também estavam bem desgastados pelo tempo e fizemos este trabalho de reperfilagem”, comentou.

Segundo Verçosa, uma das vias que mais necessitavam das melhorias é a rua Joubert de Carvalho. “Trata-se de uma rua muito importante nessa passagem entre o Vivi Xavier e outros bairros, uma via bastante movimentada e que era alvo de reclamações da população quanto ao asfalto. Essa e outras estão renovadas e ganhando nova sinalização, solucionando esse problema”, acrescentou.
Ainda de acordo com o secretário de Obras, a Prefeitura vem atuando em várias áreas de Londrina, recuperando o asfalto de ruas e avenidas. Ele informou que, na sequência, a Prefeitura iniciará uma nova etapa de recape asfáltico na avenida Duque de Caxias, que passa por melhorias em diferentes trechos. “Além da Duque, também retornaremos ao Jardim Petrópolis, onde já executamos recape recentemente em várias ruas, para fazer novas ações. Teremos ainda recape na rua Primo Campana, na área do Cilo 3, região oeste, próximo ao Parque Ney Braga. Em andamento, temos revitalização de asfalto na rua Tremembés, na Vila Casoni, entre outras ações”, citou.
Já o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, destacou que a região norte de Londrina e todas as outras estão recebendo atenção do poder público em diferentes segmentos. “No Vivi Xavier, bairro tradicional e populoso, além do recape asfáltico e do novo terminal de ônibus, a atual gestão também fez a reforma da UBS do bairro, que é uma importante referência em saúde. O asfalto lá estava muito ruim e não comportava mais ações de tapa-buracos. Nossa preocupação, no todo, é criar condições para melhorar a qualidade de vida das pessoas, seja com obras de infraestrutura urbana, de escolas, unidades de saúde e outras tantas políticas públicas permanentes. Estamos trabalhando em todas as regiões”, afirmou.