Feira Empreendedora da Mulher expõe no pátio da Prefeitura nesta terça (8)
Realizada pelo Coletivo Black Divas, iniciativa oferece produtos como pães caseiros e diversos itens de decoração e artesanato; feira será no gramado do Centro Cívico

Nesta terça-feira (8), a Prefeitura de Londrina recebe a Feira Empreendedora da Mulher, realizada pelo Coletivo Black Divas, que trabalha pelo empreendedorismo feminino negro, na luta pela empregabilidade e fim da violência contra a mulher. Serão 25 participantes oferecendo produtos como pães e bolos fit e integrais, compotas de doces artesanais, itens de artesanato autorais, bijoux, miçangas, roupas e peças de crochê e de madeira, além de flores, suculentas e costura criativa.
As expositoras estarão das 10h às 18h no gramado do Centro Cívico, localizado na avenida Duque de Caxias, 635, em frente à sede da Prefeitura. Será a 18ª vez que a feira é realizada na Prefeitura, e a iniciativa tem apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) e da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM).
De acordo com a organizadora da Feira e coordenadora geral do Coletivo Black Divas, Sandra Mara Aguilera, a iniciativa atualmente conta com 62 mulheres cadastradas. “Nós revezamos quem vem a cada edição, para dar oportunidade a todas. Fazemos a feira a cada 15 dias, em diferentes locais, na maioria dos meses. As expositoras são muito persistentes, trazem produtos de muita qualidade, e avaliam que a situação econômica delas está mudando por conta da participação”, relatou.

Além de reforçar a geração de renda das participantes, Aguilera apontou que a Feira contribui para a saúde mental. “Elas conseguem fazer um planejamento pessoal a partir da feira e, aos poucos, realizá-lo. O empreendedorismo feminino serve também como uma terapia ocupacional, o que é extremamente importante. No pós-pandemia, a saúde mental das pessoas foi afetada, e poder produzir, assim como negociar seu próprio produto, gera satisfação e mexe realmente com a autoestima; traz paz saber que você pode pagar suas despesas”, destacou.
Mulheres interessadas em se cadastrar para participar das próximas edições da Feira podem entrar em contato por meio do perfil de Instagram do Coletivo Black Divas (clique aqui) para conhecer o procedimento. “A Secretaria da Mulher e o CMDM têm nos dado bastante suporte, e as mulheres podem pedir informações sobre como participar também pelos canais dessa rede”, indicou a organizadora.
A Feira Empreendedora da Mulher é promovida desde 2016 pelo Coletivo Black Divas, e foi a partir de fevereiro de 2022 que passou a ser realizada também no Centro Cívico, onde já esteve 17 outras vezes. Já foi realizada em outros locais, como Carbamall Palhano, Museu Histórico Padre Carlos Weiss, Bosque Central, Concha Acústica, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Bairro Cafezal, Aeroporto e Aterro do Lago Igapó. Ainda para este ano, está prevista, além da ação desta terça (8), mais uma edição da feira em frente ao prédio da Prefeitura, em 8 de dezembro.
Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.