GM de Londrina divulga balanço de atendimentos feitos durante o feriado prolongado
A Patrulha Maria da Penha atendeu três casos de flagrante de descumprimento de medida protetiva nesse período
A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, divulga o balanço dos atendimentos e serviços prestados pelas equipes do setor operacional durante o último final de semana e feriado prolongado da Proclamação da República. Entre os dias 11 e 15 de novembro as equipes da GM reforçaram os serviços de patrulhamento preventivo e videomonitoramento dos prédios públicos municipais, fiscalização de trânsito, atendimento da Patrulha Maria da Penha, entre outros.
Na noite da última sexta-feira (11), a Guarda Municipal, após o recebimento de uma denúncia via central telefônica 153, realizou uma ação de fiscalização de trânsito na rua Santos, região central, por volta das 21h. Ao todo, foram lavrados oito autos de infração de trânsito devido ao flagrante de irregularidades. Um veículo que estava estacionado irregularmente na ciclofaixa foi recolhido ao pátio municipal.
Patrulha Maria da Penha
A central de emergência da GM recebeu um pedido de socorro por meio do botão do pânico do aplicativo 153 Cidadão, por parte de uma mulher vítima de violência moradora da região oeste, no início da madrugada do último sábado (12). Imediatamente, a equipe da Patrulha Maria da Penha que trabalha na região foi chamada para realizar o atendimento.
Ao chegar no endereço, os guardas municipais localizaram o suspeito no interior da casa. A vítima confirmou que houve um desentendimento entre eles. Após consulta no sistema, a equipe confirmou que ele havia descumprido a medida protetiva. O agressor foi encaminhado para delegacia de plantão da Polícia Civil e vai responder pelo crime de descumprimento da ordem judicial por não se manter afastado da vítima.
Por volta das 17h20 de sábado (12), outra equipe da GM foi chamada para atender uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na região leste da cidade. A vítima informou que possui o documento judicial contra o filho e que o rapaz estava com uma faca em mãos proferindo ameaças contra ela e contra seu marido. Uma viatura que faz ronda pela região foi acionada para ir ao endereço, porém o suspeito não foi encontrado no primeiro momento. Testemunhas disseram aos guardas que viram o agressor em posto de combustível nas proximidades. Os guardas foram até o local e conseguiram encontrá-lo e realizar abordagem.
Após a confirmação do descumprimento da ordem judicial ele recebeu voz de prisão em flagrante. As partes envolvidas foram encaminhadas para delegacia de plantão. O suspeito deve responder ainda pelas ameaças proferidas.
No final da noite de domingo (13), por volta das 23h30, a central da GM recebeu outra denúncia de descumprimento de medida, por meio do telefone 153, em uma residência localizada na zona norte. De acordo com a solicitante o homem havia pulado o muro da casa da vítima.
A Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal imediatamente foi até o endereço fazer a verificação. O homem tentou fugir quando viu a viatura se aproximando da casa, porém recebeu voz de abordagem e, em seguida, voz de prisão pelo flagrante do descumprimento da ordem da justiça. Assim, ele foi encaminhado para delegacia de plantão.
Tráfico de drogas
Uma equipe da Guarda Municipal realizava patrulhamento preventivo pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Abdias do Nascimento, no Jardim Pindorama, por volta das 11h de segunda-feira (14), quando visualizou um homem em atitude suspeita perto da creche. O rapaz, ao ver a equipe se aproximar, jogou alguns objetos e tentou fugir, porém recebeu voz de abordagem.
Na sequência, os guardas identificaram que os objetos jogados pelo suspeito eram duas porções de maconha. Depois disso, a equipe pediu apoio dos cães farejadores do Grupo de Operações com Cães (GOC) para fazer uma verificação mais precisa no local. Ainda foram encontradas mais seis porções de maconha e três de crack próximo ao local em que o homem estava.
Com o flagrante, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia de plantão, devendo responder pelo crime de tráfico de drogas. Ao todo, foram apreendidas oito porções de maconha (25g), três de crack (4g) e R$4,00. Os objetos foram entregues para autoridade policial.
Demais atendimentos
As equipes do setor operacional da Guarda Municipal de Londrina reforçaram o serviço de patrulhamento preventivo pelo Terminal Rodoviário de Londrina durante todo o final de semana do feriado prolongado. O serviço foi intensificado ainda no entorno das creches e escolas municipais, unidades de saúde, áreas de lazer entre outros espaços públicos.