Destaques

Prefeitura abre concurso para contratação de 15 professores de educação física

Professores aprovados no concurso público devem começar a trabalhar em abril de 2023; foram abertas 15 vagas mais cadastro reserva, pois intenção é chamar 50 educadores físicos no decorrer do certame

Na última segunda-feira (14), a Prefeitura de Londrina publicou o Edital nº 179/2022 – DDH/SMRH para o preenchimento de 15 vagas, para o cargo de professor de educação física da rede municipal de ensino de Londrina (PEBU02). O edital com todas as informações está disponível no Jornal Oficial do Município nº 4770 e pode ser acessado no site oficial da Prefeitura de Londrina (clique aqui).

Ao todo, estão abertas 15 vagas mais cadastro reserva, pois a intenção é preencher as 50 vagas criadas com o projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores e aquelas que forem abrindo com a aposentadoria e demais vacâncias. De acordo com a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, a mesma lei que criou o cargo de professor de educação física de 30 horas semanais, criou também as 50 vagas. Antes, na Prefeitura, havia apenas o cargo de professor de educação física com jornada de 4 horas diárias (PRO03). “Existem 50 vagas criadas e temos a intenção de supri-las, mas tivemos uma autorização orçamentária, atendendo o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, para o preenchimento inicial de 15 vagas. Por isso, não conseguimos um concurso com as 50 vagas de uma única vez e estamos deflagrando com 15 e cadastro reserva, para termos a possibilidade de fazermos mais contratações ao longo da vigência desse certame”, elucidou Bellusci.

O concurso para educador físico seguirá o padrão do aberto para o Professor da Educação Básica (PEB 01), na função de Docência, já em andamento. No certame aberto essa semana, serão realizadas três fases, contendo prova objetiva com 50 questões de conhecimento gerais e específicas; prova dissertativa e prova de títulos. Todas as fases acontecerão no dia 15 de janeiro, no período da tarde, no mesmo local e horário descrito no cartão de inscrição do candidato. Não terá prova prática neste concurso.

O profissional interessado em concorrer a uma das vagas deve se inscrever a partir do dia 21 de novembro, no site da Prefeitura de Londrina (clique aqui). O pagamento da taxa de inscrição de R$ 70,00 deve ser efetuado até até o dia 21 de dezembro desse ano, ou seja, dentro do prazo de um mês. Para participar é preciso ter concluído Licenciatura ou Licenciatura Plena em Educação Física, sendo que os aprovados deverão começar a trabalhar em abril de 2023 e receberão um salário de R$ 4.691,09.

Foto: Emerson Dias / NCom

Diferencial – Para dar agilidade ao processo, este concurso está sendo feito pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) da Prefeitura de Londrina e não por uma empresa contratada. De acordo com Bellusci, essa decisão de executar por conta própria deu-se para agilizar o processo de contratação, a fim de atender a demanda da Secretaria Municipal de Educação (SME) já no primeiro semestre letivo de 2023. Isso porque, apenas para a contratação de uma empresa terceirizada, por meio de licitação, seria necessário cerca de 90 dias a mais no cronograma. “Fazia tempo que o Município de Londrina não realizava um concurso com execução própria, mas a expertise nós temos, porque já fizemos o teste seletivo de professor com prova e foi super bacana. Temos material e corpo técnico qualificado; muitos dos nossos professores de educação física têm mestrado e doutorado e temos profissionais com expertise para corrigir as provas de vestibular para a UEL, que podemos aproveitar. Com isso, estamos enxugando 90 dias, para contratar o educador físico já no primeiro semestre de 2023”, disse.

A secretária de Recursos Humanos também lembrou que o cronograma atual foi pensado levando em consideração feriados, jogos da Copa do Mundo, festas de fim de ano e o recesso escolar de fim de ano, por isso as três fases serão no mesmo dia. “Está tudo muito cronometrado, por isso não temos como dar muita folga ou estender demais as datas. Tivemos que montar um cronograma desviando de tudo isso e atendendo aos prazos de publicidade que o Tribunal de Contas exige”, comentou Bellusci.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos