Procon divulga dicas para aquisição de material escolar
Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor –Procon Ld- alerta a população sobre as compras de material escolar
“A escola não pode exigir materiais vinculados à determinada fábrica ou fornecedor.” Essa é uma das dicas do coordenador executivo do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor –Procon Ld, Rodrigo Brum Silva, para os pais que já estão preocupados com o ano letivo.
Brum afirmou que as compras de janeiro, geralmente, encontram os preços mais baixos, mas mesmo assim a pesquisa de preços de todos os itens listados, é importante. “Observe que nem sempre os maiores estabelecimentos, ou aqueles que fazem mais propaganda ou publicidade, possuem sempre os melhores preços de toda a lista de materiais. É preciso pesquisar”, defendeu.
O coordenador disse ainda que a lista de materiais anuais ou semestrais deve ser compatível com o nível de atividade a ser realizado pelo aluno, período integral ou parcial. “Procure saber junto à escola se há esta compatibilidade, e desconfie de listas muito grandes.”
Um alerta de Brum é que a escola não pode exigir que o consumidor faça sua compra de material em determinado estabelecimento comercial. Se isso acontecer, é importante que o fato seja denunciado ao Procon. Outro fato que pode ser denunciado, é a exigência de compras de materiais de uso comum ou coletivo, como higiene e limpeza.
O Procon-Ld está localizado na Rua Mato Grosso, 299. O atendimento é das das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira ou pelo telefone 151.