Cidade

Livro “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior, é debatido na Biblioteca Pública

Encontro tem entrada gratuita e qualquer pessoa pode participar; palestra será ministrada por estudantes do Programa de Pós-graduação em Letras da UEL

A Biblioteca Pública Municipal “Pedro Viriato Parigot de Souza” recebe, na próxima segunda-feira (21), a partir das 18h30, o antepenúltimo encontro da temporada 2022 do projeto Literatura na Biblioteca. Nesta etapa, a obra apresentada e debatida será “Torto Arado”, de autoria de Itamar Vieira Junior, uma das obras cobradas pelo Vestibular da UEL. O evento tem entrada gratuita, sendo aberto a todo o público, e não é necessário realizar inscrição para participar.

A atividade irá ocorrer na Sala de Exposições José Antonio Teodoro, no 1º piso da Biblioteca, que fica na avenida Rio de Janeiro, 413, Centro.

Divulgação

Os responsáveis por conduzir a palestra sobre este livro são Gabriel Henrique Camilo, que é doutorando do Programa de Pós-graduação (PPG) em Letras, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Jefferson Eduardo Ruiz, mestrando do PPG em Letras da mesma instituição.

Eles farão uma explanação a respeito de “Torto Arado”, trazendo os principais aspectos contidos na obra, e, posteriormente, haverá um círculo de debates e diálogos em torno do tema. Os participantes poderão colocar seus pontos de vista e fazer perguntas aos ministrantes.

De acordo com o técnico de gestão da Biblioteca Pública, Guilherme Yung Wing Li, o público do projeto Literatura na Biblioteca é bastante participativo e engajado nos encontros. “São estudantes e espectadores comprometidos, que comparecem e prestam muita atenção nas palestras. Aproximadamente 40 pessoas têm frequentado as reuniões. Existe uma parcela bem fiel que sempre está presente nas atividades, e isso ajuda muito na sequência e sucesso da iniciativa”, comentou.

Este próximo encontro será o primeiro realizado novamente nos domínios da Biblioteca Pública, que passou por uma reforma dos pisos internos. As últimas palestras do projeto estavam ocorrendo no auditório da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

“Torto Arado” é um romance brasileiro, editado em 2019, do autor baiano Itamar Vieira Junior. Texto épico e lírico, realista e mágico que traz uma trama calcada em aspectos sociais ligados ao trabalho escravo no sertão baiano. A narrativa apresenta a história das irmãs Bibiana e Belonísia, que vivem em condições de escravidão contemporânea em uma fazenda na região da Chapada Diamantina.

O projeto – A iniciativa Literatura na Biblioteca é uma realização em conjunto pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais, e a UEL. Desde 2017, o Projeto Literatura é realizado na Biblioteca Pública Municipal.

Em 2022, a programação do projeto Literatura na Biblioteca teve início em agosto. Até o momento, foram realizados sete encontros. Além de “Torto Arado” como foco de debate, ainda haverá mais dois eventos neste ano, sobre os livros “Chove sobre minha infância”, de Miguel Sanches Neto, e “O Seminarista”, de Bernardo Guimarães.

Os livros abordados fazem parte da lista de obras literárias pedidas no Vestibular da UEL para o biênio de 2023/2024.

Antes, os debates foram sobre os livros Contos Novos, de Mário de Andrade; Cartas Chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga; O Rei da Vela, de Oswald de Andrade; Histórias que os jornais não contam, de Moacyr Scliar; Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus; e Niketche: Uma História de Poligamia, de Paulina Chiziane.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos