Cidadão

Vila Cultural Cemitério de Automóveis divulga balanço de 2012

O ano teve saldo positivo em relação aos projetos apresentados e prestados no espaço cultural

vilas.culturais.ILUSTRATIVA.pHoje (10), a Vila Cultural Cemitério de Automóveis divulgou o balanço das atividades realizadas em 2012. O grupo Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA) é responsável por gerir as atividades no Cemitério de Automóveis, além de organizar o Festival Literário de Londrina (Londrix), sendo que ambos são patrocinados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

De acordo com a diretora AARPA, Christine Vianna, 2012 teve um saldo positivo em relação aos projetos apresentados e prestados no espaço cultural. “O ano foi muito bom para nós, porque os projetos de extensão e programas realizados tiveram um retorno muito grande do público. Centenas de pessoas participaram das peças, dos shows, das palestras e atividades num todo. Também iniciamos uma vez por mês leitura de poemas para o público infantil e concorremos a prêmios como o Viva Leitura”, disse Christine.

Durante o Londrix 2012 foi implementada a “Poesia em movimento”, na qual as palavras ganharam movimento através de busdoor. Christine Vianna e Márcio Fragoso publicaram pela primeira vez uma revista sobre o festival. A edição cobriu os principais pontos do evento e foi possível graças ao investimento da Biblioteca Nacional.

Outros parceiros como a Rádio UEL FM 107,9, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o Centro Cultural Sesi e diversas empresas privadas da região auxiliaram no desenvolvimento de oito palestras, seis shows, quatro performances literárias, duas leituras dramáticas, cinco exposições, 20 lançamentos, 10 vídeos-poemas, 10 apresentações do “Um dedo de prosa nas Escolas” e 2.400 livros foram distribuídos durante o projeto “Assaltos Literários”.

A diretora AARPA foi indicada ao prêmio “Viva Leitura” pelo desenvolvimento do projeto “Um dedo de prosa nas escolas”, que promoveu o encontro de escritores com estudantes em oito escolas londrinenses.

Atualmente, a Vila cultural atende 70 alunos no curso de teatro, que é ministrado por Sérgio Mello. São produzidos 10 saraus: prosa, poesia e outras delícias, três montagens, 27 shows, três curtas-metragens produzidos pelo grupo Audace, 578 horas de ensaios de música, teatro e performances, oito encontros de músicos e outros artistas, quatro oficinas de poesia e música, nove leituras dramáticas, dois grupos de estudo, quatro exposições e uma feira com artistas.

Este ano, o espaço cultural está aberto para novas ideias e busca parcerias para projetos. Os interessados podem entrar em contato através do telefone (43) 3344-5998, ou pelo endereço eletrônico atritoart@sercomtel.com.br ou procurar pessoalmente a vila cultural na rua João Pessoa, 103-A.

Histórico

Criada pela produtora cultural Christine Vianna, em 2007, a Vila Cultural Cemitério de Automóveis adotou este nome em homenagem ao grupo de teatro homônimo criado, em 1982, por Mário Bortolotto, que reverenciou o escritor Lawrence Ferlinghetti. Nos últimos cinco anos, este espaço dedicado à cultura, em suas mais variadas manifestações, tem realizado atividades e eventos que atraem um público diversificado.

Foto: Ilustrativa

 

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos