Cidadão

Projeto Cidades que Transformam terá encerramento oficial nesta quarta (23)

Promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Enap, iniciativa teve o objetivo de aprimorar o programa Trilha da Cidadania

Nesta quarta-feira (23), das 10h às 12h, será realizado encerramento oficial do projeto “Cidades que Transformam” em Londrina. Conduzida em parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a ação teve início em julho de 2022 e promoveu sua última atividade na sexta-feira (18). O evento de encerramento será transmitido on-line, pelo canal de YouTube da Enap (clique aqui).

Composto por 16 encontros, o projeto teve como foco os órgãos integrantes do programa Trilha da Cidadania, que envolve diversas ações e políticas públicas voltadas às pessoas em situação de rua, com o objetivo de que os indivíduos atendidos superem essa situação. No ano passado, a proposta da SMAS havia sido selecionada para o Cidades que Transformam, obtendo a melhor avaliação entre 149 iniciativas inscritas, de 20 estados brasileiros.

Divulgação

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, o resultado das atividades superou as expectativas, e as oficinas do projeto contribuíram para o aprimoramento da trilha e seu fortalecimento. “As oficinas oferecidas pela Enap proporcionaram um salto imenso de qualidade aos nossos atendimentos. Continuaremos a aprimorar a Trilha da Cidadania e a articulação com as demais políticas públicas, para a superação da situação de rua, através de um trabalho que se comprometa com o acesso das pessoas em situação de rua a políticas públicas de qualidade e as veja como protagonistas”, salientou.

Além de atividades promovidas on-line, o projeto incluiu a visita de três representantes da Enap a Londrina, para a realização de uma série de oficinas voltadas aos servidores municipais atuantes na Trilha da Cidadania. Os encontros foram conduzidos no auditório da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), localizado no Parque Arthur Thomas, e contemplaram profissionais das secretarias municipais de Assistência Social, de Saúde, de Defesa Social e do Trabalho, Emprego e Renda. Além disso, tiveram a participação de integrantes da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld).

O projeto também contribuiu para desenvolver competências de inovação nas equipes das 10 prefeituras participantes, que tiveram oportunidade de conhecer novos conceitos e metodologias e realizar trocas de experiências com gestores municipais que enfrentam desafios semelhantes. Os servidores municipais também foram estimulados a fazer conexões com gestores de programas públicos federais, consultas a especialistas e execução de ações concretas para resolver problemas locais.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos