Pronatec-BSM oferece vagas em cursos profissionalizantes
Todos os cursos são gratuitos e estudantes recebem vale-transporte, alimentação, material didático, uniforme e certificado
Hoje (31), a Secretaria Municipal de Assistência Social informou que, ainda, há vagas aos interessados em participar de cursos profissionalizantes disponíveis através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec- Brasil Sem Miséria). Há vagas para mecânico de motores a diesel, pintor de imóveis, frentista, arrumador e conferente de cargas, operador de empilhadeira, cuidador de idosos, operador de computador e auxiliar administrativo.
As aulas para mecânico e pintor terão início dia 18 de fevereiro e as inscrições se encerram na próxima quarta-feira (6). Já o período de inscrição para os demais cursos encerra no dia 18 de fevereiro, sendo que as aulas começam no dia 4 de março.
Os cursos são destinados às pessoas que estão inseridas no Cadastro Único. Os interessados devem ter entre 16 e 59 anos, possuir o número de inscrição social no cadastro único (NIS) e possuir escolaridade compatível com os requisitos para cada curso.
Todos os cursos são gratuitos e os estudantes recebem vale-transporte, alimentação, material didático, uniforme e certificação da instituição ofertante. São parceiros do programa o SENAI, SENAC, SEST/SENAT e IFPR, que são instituições reconhecidas nacionalmente e com credibilidade no segmento da qualificação profissional. De acordo com a secretária de Assistência Social, Telcia Lamônica Oliveira, a previsão é que no decorrer deste ano sejam ofertadas mais de mil vagas.
“O objetivo do programa é ampliar, de forma gratuita, a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Além disso, as instituições de ensino garantem formação profissional de qualidade com certificação reconhecida e bem aceita no mercado de trabalho. É um grande investimento do Governo Federal e uma grande oportunidade ao público atendido pela Política de Assistência Social, que dificilmente teria condições de acesso a estes cursos. Esperamos também disponibilizar novas turmas para os cursos mais concorridos a partir de abril”, explicou.
Mais informações sobre os cursos e critérios de seleção podem ser adquiridas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A Secretaria Municipal de Assistência Social é o órgão gestor do Pronatec-BSM.