Saúde e Educação realizam operação contra dengue
Ação quer atingir 80 escolas municipais, 72 estaduais, 6 escolas conveniadas, 47 particulares, 19 CMEIs e dois CEIs; cerca de 130 mil alunos serão beneficiados
“Educação e Saúde contra a Dengue”, é a ação que será desenvolvida pela Prefeitura de Londrina, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação. O objetivo é realizar uma ação integrada em estabelecimentos de ensino em prol do combate à dengue. O trabalho terá início nesta sexta-feira (8), às 8h15, na Escola Estadual Margarida de Barros Lisboa, situada na rua Finlândia, 150, jardim Vilas Boas, região sul da cidade.
O objetivo é minimizar o risco dos professores e alunos terem contato com o mosquito transmissor da doença, Aedes aegypti, no início das aulas. A ação contará com a vistoria dos agentes nas escolas municipais, estaduais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros de Educação Infantil (CEIs) e colégios particulares.
Os agentes procurarão possíveis criadouros do mosquito e os eliminarão. Quando for necessário, eles dispersarão fumacê nos estabelecimentos. Também será feita a formação de cuidadores nos estabelecimentos de ensino. Segundo o coordenador de Endemias, Elson Belisário, o cuidador terá um papel muito importante, porque será o multiplicador das informações educativas e a referência da saúde nas visitas.
Com esta ação, as secretarias pretendem atingir 80 escolas municipais, 72 estaduais, seis escolas conveniadas, 47 particulares, 19 CMEIs e dois CEIs. Cerca de 130 mil alunos serão beneficiados com a iniciativa, sendo que 38.622 são da rede municipal, aproximadamente 65 mil da rede estadual e 25 mil de escolas particulares.
Para a secretária municipal de Educação, Janet Thomas, a parceria é bem-vinda e servirá como exemplo para as crianças. “É extremamente importante nós educadores, darmos o exemplo no combate à dengue, porque servimos de referencial para os alunos. Além disso, nossa prioridade é cuidar da segurança dos estudantes e dos professores. Esta ação vem mostrar que existe união entre as secretarias e que apoiamos as iniciativas uns dos outros”, afirmou.
Na primeira etapa, que será nesta sexta-feira (8), os profissionais da Saúde visitarão as escolas estaduais, conveniadas e as particulares. Os agentes trabalharão simultaneamente nos diversos bairros da cidade. A atividade será desenvolvida também na quinta-feira (14) e sexta-feira (15), quando serão inspecionadas as escolas municipais, os CMEIs e os CEIs. Estarão envolvidos nas atividades 238 agentes de endemias.
Fotos: N.com