Ascêncio Garcia Lopes recebe título de Doutor Honoris Causa da UEL
Chefe de gabinete da Prefeitura de Londrina, Moacir Sgarioni, participou da solenidade como membro do Conselho Universitário e representante do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati

Na noite da última quinta-feira (1º), o chefe de gabinete da Prefeitura de Londrina, Moacir Sgarioni, esteve presente na homenagem prestada pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL) ao professor Ascêncio Garcia Lopes, um dos idealizadores da Faculdade de Medicina, fundador e primeiro reitor da UEL. Sgarioni representou a atual administração do prefeito Marcelo Belinati durante a solenidade que concedeu ao médico o título de Doutor Honoris Causa.
Lopes é médico e professor, e recebeu o título em reconhecimento a sua grande trajetória frente à reitoria da UEL. Segundo a Universidade Estadual de Londrina, o título reconhece o pioneirismo de Lopes, durante seu mandato de reitor (1971 e 1974), no qual criou 17 cursos de graduação; definiu a área e implantou o Campus Universitário. Essa homenagem foi provada por unanimidade no Conselho e publicada na Resolução Nº077/2022.
Para o chefe de gabinete essa homenagem da UEL ao doutor Ascênio é mais do que merecida. “Ele trabalhou muito para viabilizar a criação da universidade em 28 de janeiro de 1970 e pelo reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura em 7 de outubro de 1971. Hoje, a UEL possui uma área de 2.355.000 m² com 212.139 m² de área construída e já formou mais de 80 mil profissionais. Tenho a honra de ser seu amigo”, ressaltou Sgarioni.
Estiveram presentes na solenidade, além do homenageado, a reitora da UEL, Marta Regina Gimenez Favaro; o vice-reitor Airton Petris; o Dr. Pedro Garcia Lopes; a vereadora Lenir de Assis, representando o presidente da Câmara de Londrina, Jairo Tamura; diretores de centros, pró-reitores e demais conselheiros universitários. Da família, compareceram a esposa do homenageado, Sueli Garcia Oliveira Lopes, os filhos Ascêncio Garcia Lopes Júnior e Isabella, Antonio Carlos e Luiz Henrique Prata Tibery Garcia Lopes Almeida De Oliveira, netos e bisnetos.
Além do título Doutor Honoris Causa, nesta quinta-feira (1º), Ascencio Garcia Lopes recebeu também uma medalha do Clube de Engenharia de Londrina, em comemoração ao aniversário dos 50 anos do curso de Engenharia Civil da UEL.