Saúde inicia inspeção contra dengue nas escolas

Ação pretende atingir 80 escolas municipais, 72 estaduais, 6 escolas conveniadas, 47 particulares, 19 CMEIs e dois CEIs
Hoje (8), às 8h15, a Prefeitura de Londrina deu início à operação “Educação e Saúde contra a Dengue”. A parceria firmada entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação tem como objetivo inspecionar todas as instituições de ensino da cidade no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A primeira unidade escolar vistoriada foi a Escola Estadual Margarida de Barros Lisboa, situado na rua Finlândia, 150, jardim Vilas Boas. No local, os agentes não encontraram nenhum foco do mosquito.
Até o final da próxima semana, os técnicos pretendem vistoriar 80 escolas municipais, 72 estaduais, seis escolas conveniadas, 47 particulares, 19 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e dois Centros de Educação Infantil (CEIs). Cerca de 130 mil alunos serão beneficiados, sendo que 38.622 são da rede municipal, aproximadamente 65 mil da rede estadual e 25 mil de escolas particulares.
O objetivo é minimizar o risco dos professores e estudantes terem contato com a doença no início das aulas. Por isso, os agentes procuram possíveis criadouros do mosquito e os eliminam. Nas escolas onde o índice das larvas for considerado alto, será dispersado o fumacê.
Além da inspeção interna e externa, os agentes estão formando novos cuidadores. Eles são profissionais da escola que acompanham os trabalhos do setor de endemias e aprendem com eles como devem cuidar do colégio. De acordo com a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, Sandra Regina Caldeira Melo, o cuidador será o multiplicador das informações educativas e a referência da saúde nas visitas.
“O treinamento dos cuidadores serve para atentar os profissionais da educação sobre a importância de vistoriar semanalmente a escola ou em períodos pós-chuvas. Pretendemos formar pelo menos um em cada instituição de ensino, porque isso desperta o olhar crítico dos funcionários”, afirmou Sandra.
Para a diretora-geral da Escola Estadual Margarida de Barros Lisboa, Vânia Cristina Leme de Souza, a parceria entre as secretarias é produtiva e estimula a comunidade a participar do combate ao mosquito. “Aqui estudam 447 alunos e trabalham cerca de 40 professores. Essa ação faz a diferença, porque demonstra que todos os setores da sociedade estão unidos no combate à dengue. Além disso, fortalece nossas ações de conscientização com os estudantes e funcionários e dá credibilidade aos trabalhos que estamos fazendo”, explicou.
Hoje, os profissionais da Saúde visitaram as escolas estaduais, conveniadas e as particulares. Os agentes trabalham simultaneamente nos diversos bairros da cidade. Na próxima quinta-feira (14) e sexta-feira (15), as escolas municipais, os CMEIs e os CEIs receberão a inspeção dos agentes de endemias. Todos os 238 profissionais do setor de endemias estão envolvidos neste trabalho.
Fotos: Luiz Jacobs




