Destaques

Saúde inicia inspeção contra dengue nas escolas

Saúde inicia inspeção contra dengue nas escolas

Ação pretende atingir 80 escolas municipais, 72 estaduais, 6 escolas conveniadas, 47 particulares, 19 CMEIs e dois CEIs

Hoje (8), às 8h15, a Prefeitura de Londrina deu início à operação “Educação e Saúde contra a Dengue”. A parceria firmada entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação tem como objetivo inspecionar todas as instituições de ensino da cidade no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A primeira unidade escolar vistoriada foi a Escola Estadual Margarida de Barros Lisboa, situado na rua Finlândia, 150, jardim Vilas Boas. No local, os agentes não encontraram nenhum foco do mosquito.

Saúde inicia inspeção contra dengue nas escolasAté o final da próxima semana, os técnicos pretendem vistoriar 80 escolas municipais, 72 estaduais, seis escolas conveniadas, 47 particulares, 19 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e dois Centros de Educação Infantil (CEIs). Cerca de 130 mil alunos serão beneficiados, sendo que 38.622 são da rede municipal, aproximadamente 65 mil da rede estadual e 25 mil de escolas particulares.

O objetivo é minimizar o risco dos professores e estudantes terem contato com a doença no início das aulas. Por isso, os agentes procuram possíveis criadouros do mosquito e os eliminam. Nas escolas onde o índice das larvas for considerado alto, será dispersado o fumacê.

Além da inspeção interna e externa, os agentes estão formando novos cuidadores. Eles são profissionais da escola que acompanham os trabalhos do setor de endemias e aprendem com eles como devem cuidar do colégio. De acordo com a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, Sandra Regina Caldeira Melo, o cuidador será o multiplicador das informações educativas e a referência da saúde nas visitas.

Saúde inicia inspeção contra dengue nas escolas“O treinamento dos cuidadores serve para atentar os profissionais da educação sobre a importância de vistoriar semanalmente a escola ou em períodos pós-chuvas. Pretendemos formar pelo menos um em cada instituição de ensino, porque isso desperta o olhar crítico dos funcionários”, afirmou Sandra.

Para a diretora-geral da Escola Estadual Margarida de Barros Lisboa, Vânia Cristina Leme de Souza, a parceria entre as secretarias é produtiva e estimula a comunidade a participar do combate ao mosquito. “Aqui estudam 447 alunos e trabalham cerca de 40 professores. Essa ação faz a diferença, porque demonstra que todos os setores da sociedade estão unidos no combate à dengue. Além disso, fortalece nossas ações de conscientização com os estudantes e funcionários e dá credibilidade aos trabalhos que estamos fazendo”, explicou.

Hoje, os profissionais da Saúde visitaram as escolas estaduais, conveniadas e as particulares. Os agentes trabalham simultaneamente nos diversos bairros da cidade. Na próxima quinta-feira (14) e sexta-feira (15), as escolas municipais, os CMEIs e os CEIs receberão a inspeção dos agentes de endemias. Todos os 238 profissionais do setor de endemias estão envolvidos neste trabalho.

Fotos: Luiz Jacobs

 

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos