Cidadão

Conselho do Idoso promove primeira reunião do ano

Na ocasião,foi feita a apresentação da nova  secretária municipal do Idoso, Maria Inês Mazzer Barroso

Conselho do Idoso promove primeira reunião do anoConselho Municipal dos Direitos do Idoso realizou ontem (7), pela manhã, sua primeira reunião ordinária do ano. O encontro aconteceu na sala de reuniões anexa a Secretaria Municipal do Idoso, no prédio da Prefeitura de Londrina. Na ocasião, foi feita a apresentação da nova  secretária municipal do Idoso, Maria Inez Mazzer Barroso.

Foram tratados assuntos como a criação de uma comissão provisória para estudo e proposição de  critérios para aprovação de projetos financiados pelo Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI); a  apresentação aos conselheiros do perfil e critérios para inclusão de uma pessoa idosa nas Instituições de Longa Permanência para Idosos(ILPIs),  conveniadas com o município de Londrina e ainda,  a  leitura e  aprovação das atas das reuniões ocorridas nos dias 20 e 27 de dezembro de 2012.

A secretária municipal do Idoso, Maria Inês Mazzer Barroso, falou aos conselheiros sobre a  importância de um trabalho conjunto do órgão gestor com o Conselho. “Será um ano de muito trabalho, principalmente porque estamos recebendo o recurso do Fundo Municipal do Idoso a ser repassado para as  entidades. Queremos colocar toda a estrutura da Secretaria  do Idoso para auxiliar o Conselho na viabilização dos trabalhos”, ressaltou.

Conselho do Idoso promove primeira reunião do anoMaria Inês destacou ainda o trabalho a ser realizado. “Nossa maior preocupação será com a qualidade de vida dos idosos. Para isso estamos buscando parcerias como, por exemplo, com a Secretaria Municipal de Agricultura para o projeto de plantio de plantas medicinais, com a Alia para acompanhamento e prevenção de DST/Aids e ainda com o Instituto Federal do Paraná para viabilizar cursos de cuidadores de idosos.”

Para o presidente do CMDI, André Luis dos Santos, será um ano de muito trabalho. “Esta gestão encerra neste ano. Em junho teremos a Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, com a eleição da nova diretoria. O nosso grande desafio será intensificar os trabalhos que já estão sendo realizados pelo Conselho, como por exemplo,  rever todos os  eixos solicitados na última Conferência, rever as pendências e fazer os encaminhamentos para agilizar o cumprimentos destas solicitações”, explicou.
Santos alertou que serão intensificados os trabalhos de fiscalização das casas de repouso da cidade.

“Estaremos intensificando as diligências do Conselho em parceria com o Ministério Público e Vigilância Sanitária para fiscalizações destes domicílios e,  principalmente, às denúncias de maus tratos à pessoa idosa”, destacou.

Na reunião foi formado um comitê gestor  que irá estabelecer os critérios para aprovação, dos projetos das entidades, viabilização e acompanhamento das ações que contarem com recursos do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso, que neste ano conta com recursos provenientes do Imposto de Renda, por meio da Campanha “ O Futuro é Agora”, realizada em 2012.

O CMDI é formado por 22 membros, sendo 50% deles do governo municipal e 50% de membros da sociedade civil organizada. Os 11 conselheiros são  eleitos na Conferência Municipal do Idoso. Os outros 11 são indicados pelo Executivo.

Entre as entidades que integram o Conselho, está a Associação Médica de Londrina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Serviço Social  associações de moradores.

Fotos: Luiz Jacobs

 

 

 

 

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos