Conselho do Idoso promove primeira reunião do ano
Na ocasião,foi feita a apresentação da nova secretária municipal do Idoso, Maria Inês Mazzer Barroso
Conselho Municipal dos Direitos do Idoso realizou ontem (7), pela manhã, sua primeira reunião ordinária do ano. O encontro aconteceu na sala de reuniões anexa a Secretaria Municipal do Idoso, no prédio da Prefeitura de Londrina. Na ocasião, foi feita a apresentação da nova secretária municipal do Idoso, Maria Inez Mazzer Barroso.
Foram tratados assuntos como a criação de uma comissão provisória para estudo e proposição de critérios para aprovação de projetos financiados pelo Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI); a apresentação aos conselheiros do perfil e critérios para inclusão de uma pessoa idosa nas Instituições de Longa Permanência para Idosos(ILPIs), conveniadas com o município de Londrina e ainda, a leitura e aprovação das atas das reuniões ocorridas nos dias 20 e 27 de dezembro de 2012.
A secretária municipal do Idoso, Maria Inês Mazzer Barroso, falou aos conselheiros sobre a importância de um trabalho conjunto do órgão gestor com o Conselho. “Será um ano de muito trabalho, principalmente porque estamos recebendo o recurso do Fundo Municipal do Idoso a ser repassado para as entidades. Queremos colocar toda a estrutura da Secretaria do Idoso para auxiliar o Conselho na viabilização dos trabalhos”, ressaltou.
Maria Inês destacou ainda o trabalho a ser realizado. “Nossa maior preocupação será com a qualidade de vida dos idosos. Para isso estamos buscando parcerias como, por exemplo, com a Secretaria Municipal de Agricultura para o projeto de plantio de plantas medicinais, com a Alia para acompanhamento e prevenção de DST/Aids e ainda com o Instituto Federal do Paraná para viabilizar cursos de cuidadores de idosos.”
Para o presidente do CMDI, André Luis dos Santos, será um ano de muito trabalho. “Esta gestão encerra neste ano. Em junho teremos a Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, com a eleição da nova diretoria. O nosso grande desafio será intensificar os trabalhos que já estão sendo realizados pelo Conselho, como por exemplo, rever todos os eixos solicitados na última Conferência, rever as pendências e fazer os encaminhamentos para agilizar o cumprimentos destas solicitações”, explicou.
Santos alertou que serão intensificados os trabalhos de fiscalização das casas de repouso da cidade.
“Estaremos intensificando as diligências do Conselho em parceria com o Ministério Público e Vigilância Sanitária para fiscalizações destes domicílios e, principalmente, às denúncias de maus tratos à pessoa idosa”, destacou.
Na reunião foi formado um comitê gestor que irá estabelecer os critérios para aprovação, dos projetos das entidades, viabilização e acompanhamento das ações que contarem com recursos do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso, que neste ano conta com recursos provenientes do Imposto de Renda, por meio da Campanha “ O Futuro é Agora”, realizada em 2012.
O CMDI é formado por 22 membros, sendo 50% deles do governo municipal e 50% de membros da sociedade civil organizada. Os 11 conselheiros são eleitos na Conferência Municipal do Idoso. Os outros 11 são indicados pelo Executivo.
Entre as entidades que integram o Conselho, está a Associação Médica de Londrina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Serviço Social associações de moradores.
Fotos: Luiz Jacobs




