Destaques

Saúde intensifica testes rápidos de DST

Saúde intensifica testes rápidos de DST

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão à disposição da população londrinense para realização dos testes

A Secretaria de Saúde de Londrina irá intensificar os testes de HIV, sífilis e hepatite tipos B e C no período de 13 a 22 de janeiro. O objetivo é combater e identificar os casos que tendem a aumentar no período e após o Carnaval. A população poderá procurar uma das 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próxima a sua residência para realizar os testes.

Durante o mês de janeiro deste ano, mais de 230 londrinenses fizeram o teste rápido para diagnóstico do HIV, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). De acordo com o último perfil epidemiológico de Londrina, até dezembro de 2012 foram registradas 2.048 pessoas com HIV positivo, sendo que 1.388 são homens e 660 são mulheres. O público mais atingido pela doença está na faixa etária dos 30 a 39 anos. Mas há um aumento significativo entre os jovens de 15 a 19 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que para cada pessoa infectada há outras cinco que podem estar com o vírus.

Cerca de 20 profissionais da saúde distribuíram os preservativos, leques e panfletos com informações educativas no Autódromo Internacional Ayrton Senna no período do Carnaval. As UBS continuarão a fazer a distribuição dos preservativos em suas unidades.

Os testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C são gratuitos. É preciso apresentar um documento com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e não é preciso estar em jejum para realizar o exame. O CTA fica na Alameda Manoel Ribas, 01. Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (43) 3378-0146.

Foto Arquivo

 

 

 

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos