Igualdade Racial debate 3ª Conferência Municipal
Políticas para a capacitação de professores em assuntos étnicos raciais, criação de um organismo autônomo com equipamentos e estrutura física e logística foram pautados
O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) debateu ontem (18) a organização da 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial e o encaminhamento de políticas públicas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade ao chefe do Poder Executivo.
De acordo com a presidente do conselho, Vilma Santos de Oliveira, será encaminhado ao prefeito o pedido de uma reunião para apresentação de propostas de políticas públicas para a igualdade racial. No encontro, os membros do conselho apresentarão as políticas para a capacitação de professores em assuntos étnicos raciais conforme prevê a Lei 10.639, a criação de um organismo dotado de autonomia administrativa e financeira para responder pelas questões raciais, além de equipamentos e de uma estrutura física e logística para conduzir os trabalhos.
Segundo a gestora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Fátima Beraldo, o principal foco, no momento, é a organização da comissão que organizará a conferência municipal, mas as demais questões também serão tratadas com atenção.
“Precisamos discutir com urgência a criação da comissão, porque ela organizará a conferência municipal que dará embasamento para participarmos em outubro da 3ª Conferência Nacional Promoção da Igualdade Racial. O prefeito é quem nomeia este grupo e, por isso, pretendemos nos reunir com ele. Será uma conversa para fortalecermos as políticas públicas e a democratização delas”, explicou Fátima.
Foto: Ilustrativa