Funcart recebe oficina “Peregrinações Cantadas”
A ação será ministrada pelo musicista Éric D’ Ávila; objetivo é integrar teatro e música
A Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) recebe, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a oficina “Peregrinações Cantadas”, produzida pelo grupo de teatro “Núcleo Ás de Paus”. O grupo completa cinco anos em 2013 e irá promover uma série de espetáculos, além da oficina, ministrada pelo musicista Éric D’Ávila, que tem por objetivo integrar teatro e música.
Éric D’Ávila, que atualmente reside em São Paulo, é londrinense e foi professor da Escola Municipal de Teatro (EMT). Já realizou trabalhos com canto cênico em diversos estados brasileiros e também com grupos indígenas. Atualmente é responsável pela produção e concepção musical do grupo “Núcleo Ás de Paus”.
O coordenador da EMT, Silvio Ribeiro, destacou a importância da oficina e do trabalho do musicista. “Cada vez mais o ator precisa abrir campo para outras áreas, especialmente a música. O Éric D’Ávila iniciou seu trabalho aqui, percorreu o país e agora temos a oportunidade de ter esse trabalho ampliado, enriquecido e especialmente, feito por um londrinense”, destacou.
Nas oficinas, o musicista se inspira no método elaborado pelo suíço Émille Henri Jacques – Dalcroze, que consiste em educação musical integrada com exercícios corporais. São realizados relaxamento e aquecimento vocais, definidos de acordo com o nível musical inicial e desenvolvimento de cada aluno. O repertório é variado.
Também são trabalhados todos os mecanismos envolvidos na produção vocal como postura, relaxamento, respiração, ressonância, timbre, extensão, afinação e projeção da voz. Os exercícios são coletivos. A percepção musical é ampliada pela escuta de exemplos vocais e sonoros que mostram os modos de produção vocal relacionados com a acústica dos espaços.
A oficina “Peregrinações Cantadas” será realizada na sede da Funcart no sábado (23), das 9h até 12h, e das 14h às 17h. Prossegue no domingo (24), das 14h às 17h, quando será feito ensaio geral e os participantes apresentarão os chamados “cortejos cantados”, que consiste na produção final da oficina. O valor da inscrição é de R$ 30,00. A Funcart fica rua Senador Souza Naves, 2.380.
Foto Arquivo