Prefeitura inspecionou 361 estabelecimentos de ensino
Ação foi estabelecida através de parceria entre Secretaria de Educação e de Saúde; cerca de 130 mil alunos foram beneficiados
Hoje (20), a Prefeitura de Londrina divulgou o resultado geral da operação “Educação e Saúde contra a dengue”. Ao todo, os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde inspecionaram 361 estabelecimentos de ensino entre escolas particulares, municipais, estaduais e instituições de ensino para pessoas com necessidades especiais e beneficiaram cerca de 130 mil alunos.
De acordo com os dados, 82 escolas municipais, 16 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), 46 Centros de Educação Infantil (CEI), 92 escolas particulares, seis instituições de ensino para pessoas com necessidades especiais, 69 colégios estaduais e 50 escolas particulares que são conveniadas ao Estado foram vistoriadas pelos agentes de endemias.
Os técnicos encontraram larvas do Aedes aegypti em 28 escolas municipais, quatro CMEIs, 12 CEIs, 19 colégios estaduais, sete escolas particulares que são conveniadas ao Estado e um foco em instituições de ensino para pessoas com necessidades especiais. O que totaliza 71 escolas. Todas as larvas encontradas foram destruídas pelos agentes e em 10 colégios, onde houve a presença de mosquitos adultos, a equipe dispersou inseticida. Os materiais que poderiam acumular água das chuvas e se tornarem possíveis criadouros foram recolhidos durante as visitas.
De acordo com o coordenador de Endemias, Elson Belisário, os técnicos formaram cuidadores em todas as escolas inspecionadas. Estes profissionais ficaram encarregados de cuidar das escolas e ajudar na prevenção à dengue. A cidade conta atualmente com cerca de 130 mil alunos, sendo que 38.622 são da rede municipal, 65 mil da rede estadual e 25 mil de escolas particulares.
“A operação em parceria com a Secretaria de Educação foi positiva, porque ajudamos a prevenir à dengue e minimizar os riscos que os alunos e professores poderiam ter de pegar com uma possível doença. É a primeira vez que a Secretaria de Saúde realiza uma ação como esta”, destacou Belisário.
Para a secretária de Educação, Janet Thomas, a ação realizada antes do início das aulas foi importante para os profissionais da educação e para a comunidade em geral. “A parceria auxilia nos trabalhos de prevenção à dengue que terão continuidade através da conscientização que os professores farão com seus alunos e que eles levarão para suas famílias. É um bom início, mas os trabalhos em conjunto devem continuar, porque a escola é o ponto de partida para a conscientização da comunidade no combate à dengue”, disse.
Foto Arquivo