Lei municipal nomeia praça no Jardim Bella Vida em memória de bombeiro civil
Espaço público foi oficialmente denominado Praça Luís Henrique Carrara Ultramar, mediante sanção da lei municipal n° 13.522

Na tarde desta quarta-feira (7), o prefeito em exercício Jairo Tamura sancionou a lei municipal n° 13.522, que nomeou a Praça Luís Henrique Carrara Ultramar, localizada no Jardim Bella Vida, Patrimônio Heimtal. Na sanção, estavam presentes o vereador autor do projeto de lei, Beto Cambará, junto com familiares e amigos de Luís Henrique Carrara Ultramar, falecido em 2020, aos 25 anos, por Covid-19.

A sugestão de homenagem póstuma ao londrinense partiu de um grupo de colegas de profissão que, juntos, fundaram a Associação dos Bombeiros Profissionais Civis de Londrina. Com a praça denominada, o grupo pretende adotar o espaço público, situado na zona norte, divulgando a profissão de bombeiro civil para toda população por meio de atividades de lazer, esportivas e ações sociais.
O prefeito em exercício, Jairo Tamura, elogiou a iniciativa dos colegas e destacou o legado que a homenagem ao bombeiro civil Carrara, como era conhecido, representa para a família. “E acredito que isso significa muito não só na vida da família, mas deixa ainda um exemplo para a cidade. A união desses amigos, que estão se prontificando até a ajudar na manutenção da praça, é eternizar o feito de uma pessoa que foi bem quista na sociedade. Ele foi um bom exemplo para nomear uma praça e que seja eternizado pelo que fez em sua vida, que foi curta, porém muito significativa para tantas pessoas”, afirmou.
Emocionada, a mãe Lusia Carrara Ultramar, que reside no Jardim Interlagos, contou que Luís Henrique era o filho mais velho. “Fiquei muito gratificada com a homenagem, porque ele era uma pessoa muito especial”, disse.

O vereador Beto Cambará, que elaborou o projeto de lei, contou que, após receber o pedido dos amigos, foi conversar com os familiares do bombeiro civil e soube que o pai de Luís Henrique também havia falecido, uma semana após o filho. “E depois disso, seu irmão sofreu um grave acidente. Então para essa mãe acaba sendo mais que uma homenagem pela pessoa que ele era. Ela é uma mãe guerreira que também merece esse reconhecimento, e sua história nos comoveu muito”, destacou.
O vice-presidente da Associação dos Bombeiros Profissionais Civis, Richard Natanael Jacinto Santana, contou que conheceu Carrara em 2017, trabalhando juntos em eventos. “Decidimos fazer essa proposta pela pessoa que ele foi, como companheiro de trabalho e como profissional, sempre um exemplo. Bons exemplos têm que ser eternizados, e é o que estamos fazendo pelo Carrara”, explicou.
Santana também deu mais detalhes sobre a adoção voluntária da praça, que deve receber projetos esportivos e sociais para a comunidade da região. “Além de cuidar desse local, a ideia é fazer com que as pessoas conheçam mais a profissão de bombeiro civil, dando uma visibilidade maior a essa questão da prevenção e combate a incêndios. Vamos levar adiante a história do Carrara, pela pessoa e humanidade que ele teve”, acrescentou.
A Praça Luís Henrique Carrara Ultramar possui área de 3.892,40 m² e está localizada entre o prolongamento da Avenida Manoel Honorato Sobrinho, a Área Reserva Legal II Existente, a Área de Preservação Permanente (APP) Existente, e o Lote 59-A. A íntegra da lei municipal n° 13.522 será publicada, nos próximos dias, no Jornal Oficial do Município.