Guarda Municipal divulga balanço dos trabalhos desenvolvidos no fim de semana
Equipes seguem reforçando o patrulhamento preventivo pelos pontos de maior movimento e de comércio, além da prestação dos demais atendimentos

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, divulga o balanço das ações e dos atendimentos prestados durante o último final de semana, entre os dias 9 e 11 de dezembro.

As equipes da Guarda Municipal prosseguem reforçando o patrulhamento preventivo pelas ruas da cidade devido à Operação Londrinatal, que se estende até o próximo dia 24. A presença dos guardas municipais está sendo intensificada todos os dias nas imediações do Lago Igapó 2, Calçadão e Avenida Saul Elkind, entre outros pontos que receberam a decoração natalina.
Tráfico de drogas
No final da tarde de sexta-feira (9), enquanto realizava patrulhamento preventivo pelas imediações do Centro Municipal de Educação Infantil Abdias do Nascimento, Jardim Pindorama, uma equipe da Guarda Municipal visualizou dois homens em atitude suspeita. De dentro de um veículo, um homem entregou um pacote a outro.
A equipe deu voz de abordagem e encontrou 24 porções de maconha e uma de crack, totalizando 58 gramas de substâncias entorpecentes. O homem que estava do lado de fora do carro disse aos guardas que iria vender as porções posteriormente. No interior do carro estacionado, os guardas identificaram uma porção de maconha e R$155,00 em cédulas.
Os suspeitos receberam voz de prisão e foram encaminhados para central de flagrantes da Polícia Civil. O veículo e os entorpecentes foram apreendidos e encaminhados para delegacia.
Apoio ao cidadão
Uma equipe da Patrulha Rural da Guarda Municipal foi acionada por volta das 22h da última sexta-feira (9), para prestar apoio a um cidadão com sinais de infarto, no distrito de São Luiz. O pedido era para que a viatura da GM liberasse o tráfego enquanto os familiares conduzissem o homem até o serviço de saúde mais próximo.
Os guardas estavam se deslocando pela Rodovia Mábio Gonçalves Palhano, próximo ao Patrimônio Regina, quando se depararam com o carro do solicitante, que teve problemas mecânicos. Diante do risco de morte, os guardas municipais colocaram o homem na viatura e rapidamente foram até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará para que ele recebesse o atendimento especializado. Após receber os cuidados médicos, o homem já se encontra com sua família.
Acidente de trânsito
Uma equipe da Guarda Municipal fazia patrulhamento preventivo pelos pontos decorados da avenida Saul Elkind, em decorrência da Operação Londrinatal, quando recebeu solicitação para verificar um veículo que, após se envolver em um acidente com outros dois carros, fugiu do local.
De posse das características do veículo que supostamente teria causado o acidente, os guardas conseguiram localizá-lo. O motorista estava do lado de fora conferindo os danos no automóvel. Ele recebeu voz de abordagem e apresentou vários sinais de embriaguez, mas recusou o teste do etilômetro.
A Guarda Municipal de Londrina lavrou os autos de infração de trânsito cabíveis, e por pendências administrativas, recolheu o veículo ao pátio. O condutor foi encaminhado para delegacia de plantão, onde ficou detido por embriaguez.
Descumprimento de medida
A Guarda Municipal de Londrina foi acionada pela central de emergência 153 no final da tarde de sábado (10), por uma mulher vítima de violência doméstica residente no Jardim San Fernando, região leste. Ela informou que seu ex-marido teria descumprido a medida protetiva de afastamento ao esperar para buscar seu filho em frente a sua casa, diferentemente do combinado.
A equipe da Patrulha Maria da Penha foi até o endereço e conseguiu conversar com o homem. Ele alegou que, por não encontrar o filho no local previamente acordado, foi até a casa para chamá-lo. As partes foram encaminhadas para delegacia, para que a situação fosse analisada pela autoridade policial.
Mandado de prisão
No final da tarde de domingo (11), uma equipe da GM realizava patrulhamento preventivo pela Escola Municipal Elias Kauam, região norte, quando abordou um homem que demonstrou atitude suspeita ao ver os guardas. Após consulta foi identificado que ele era foragido do sistema prisional. A equipe deu cumprimento ao mandado de prisão e o encaminhou para o Centro Integrado de Triagem de Londrina (CITL).
Demais atendimentos
Durante todo o fim de semana, as equipes da GM realizaram rondas preventivas por todas as escolas municipais, unidades de saúde, áreas de lazer, praças e demais prédios públicos. Em caso de necessidade, a população deve entrar em contato com a instituição pelo telefone de emergência 153.