Destaques

Rua Bélgica começa a ganhar recape de asfalto na região sul

Trajeto de 1,1 km contará com pista renovada entre a avenida Dez de Dezembro e a rua Chipre; ação integra pacote de melhorias que também contempla a recuperação de trecho da avenida Eurico Gaspar Dutra

A Prefeitura de Londrina deu início, nesta segunda-feira (12), a mais um trabalho de restauração asfáltica na área urbana do município. Dessa vez, a via que começa a passar por melhorias é a rua Bélgica, localizada na região sul, onde um trecho de 1,1 km será recuperado entre a avenida Dez de Dezembro e a rua Chipre. De alto fluxo de veículos, diariamente, esse trajeto hoje está em situação deteriorada e causa dificuldades e riscos aos milhares de motoristas que por lá transitam.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

A rua Bélgica tem movimentação desde a área da barragem do Lago Igapó até a avenida Dez de Dezembro, passando por bairros como os jardins Igapó, Inglaterra, Adriana e Vale dos Tucanos, entre outros.

As equipes da empresa contratada para executar os trabalhos, a Unite Construtora de Obras, estão começando a atuação a partir da altura da avenida Dez de Dezembro, realizando a reperfilagem para nivelar o piso antes do recape asfáltico em si, além da limpeza da via.

Os serviços devem ser realizados ao longo das próximas semanas, com previsão de conclusão para janeiro de 2023, conforme as condições climáticas. O pacote inclui intervenções de fresa, remoção de erosões e trechos deformados, recuperação de pontos de calçada, meio-fio e sarjeta. Além disso, a via ganhará nova sinalização viária feita pela mesma construtora.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

Ao todo, a área de execução alcançada será de cerca de 12.600 m² em pavimento revitalizado, somando todas as melhorias. Para isso, há a mobilização de uma série de veículos pesados e maquinários como caminhões basculantes, escavadeiras, espargidor, rolo liso, rolo de pneu e vibroacabadora, entre outros equipamentos.

O investimento do Município é de R$ 2.377.407,81. Este montante está sendo aplicado tanto para o recape asfáltico da rua Bélgica como para o recape da avenida Eurico Gaspar Dutra, também na região, sul, mas na área do Conjunto Cafezal. O recurso advém do governo estadual, pelo Paranacidade, por meio da Agência Fomento Paraná.

Na avenida Eurico Gaspar Dutra, a recuperação é de 1,2 km, entre as rotatórias da Rua Edwy Taques de Araújo (marginal da PR-445) e da Avenida Presidente Abraham Lincoln. Iniciados na semana passada, as atividades estão na reta final com o recape praticamente pronto, restando apenas um trecho breve de 50km. Restam também o conserto de trechos de calçadas, meio-fio e a sinalização viária após o término da obra, entre outros ajustes.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

Segundo o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, a escolha pelo trecho da rua Bélgica se deve ao tempo que a via não recebia uma revitalização mais significativa. “O tráfego nesse ponto é bem intenso, sendo uma rua utilizada como alternativa de passagem entre a região sul e central, e vice e versa, com muitos veículos pesados como ônibus e caminhões. Temos outras vias na região sul sendo renovadas e este trabalho vem para fortalecer essa atuação”, frisou.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, comentou que o pacote de melhorias asfálticas vem para trazer mais qualidade à duas vias muito acessadas e que precisavam de melhorias. “Temos em andamento nesses locais, assim como em outros bairros de diferentes regiões, a recuperação do asfalto para que a população consiga transitar com mais segurança e conforto. É dever da Prefeitura, enquanto poder público, viabilizar tais condições e é o que está sendo feito em tantas frentes de serviços. A rua Bélgica é repleta de empresas, tem comércio forte e muitas residências. O asfalto está bem estragado nessa região e as despesas com tapa-buracos não supriam a demanda. E a avenida Eurico Gaspar Dutra também está com um trecho passando por restauração, em um local de acesso ao Conjunto Cafezal e outros bairros de alta circulação”, disse.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos