Destaques

Prefeitura e SENAC iniciam atividades do Pronatec

Prefeitura e SENAC iniciam atividades do Pronatec

Em abril, serão ofertados os cursos de recepcionista e cuidador de idosos; ainda há vagas e interessados devem procurar CRAS, CREAS ou Secretaria de Assistência.

A Prefeitura de Londrina e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) vão realizar amanhã (5), às 19h, a solenidade de abertura das atividades dos cursos de qualificação profissional desenvolvidos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec-MDS), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A solenidade será no auditório do Senac, na rua Raposo Tavares, 894, região central da cidade.

O evento contará com a presença de autoridades e cerca de 100 alunos estarão presentes. Este mês, estão sendo ofertadas quatro turmas, com 25 estudantes cada. Há cursos profissionalizantes de auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, operador de computador, porteiro e vigia.

As aulas são destinadas às pessoas a partir de 16 anos que estejam cadastradas ou em processo de cadastramento no Cadastro Único (CADÚNICO), mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, é preciso possuir escolaridade compatível com os requisitos para cada curso.

De acordo com a interlocutora municipal do Pronatec, Valéria Oliveira, os alunos recebem certificado ao se formarem e os cursos duram, em média, 160 horas, ou seja, cerca de três meses. Para 1º de abril, estão previstos os cursos de recepcionista e de cuidador de idosos. Ainda há vagas.

“Trabalhamos com a intersetorialidade, pois diversas entidades governamentais e parceiras estão envolvidas.Observamos quais são as vagas disponíveis através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e aquelas que necessitam de mão de obra qualificada. A partir disso, contamos com a parceria do “Sistema S”, que são o Senai, Senac, Senat e do Instituto Federal do Paraná (IFPR) para as aulas.Temos certeza que estamos formando profissionais altamente qualificados para a prestação de serviços e estamos dando oportunidade de crescimento para os participantes”, explicou Valéria.  

Todos os cursos são gratuitos e os estudantes recebem vale-transporte, alimentação e material didático, seja em produto ou em dinheiro. Além disso, eles ganham uniforme e certificação da instituição ofertante. São parceiros do programa o SENAI, SENAC, SEST/SENAT e IFPR, que são instituições reconhecidas nacionalmente e com credibilidade no segmento da qualificação profissional.

Mais informações sobre os cursos e critérios de seleção podem ser adquiridas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A Secretaria Municipal de Assistência Social é órgão gestor do Pronatec.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos