Destaques

Saúde pede que a população atualize endereço nas UBS

saúde.UBS.ilustrativa

Endereços errados estão dificultando o trabalho de combate à dengue que não chega a quem realmente necessita

A Prefeitura de Londrina, através da Secretaria de Saúde, pede aos usuários da rede municipal de saúde que atualizem seus endereços junto a Unidade Básica de Saúde (UBS) do entorno de sua localidade. Isso porque, cerca de 20% dos pacientes com casos suspeitos ou confirmados da dengue estão com endereços desatualizados, o que dificulta o trabalho dos agentes municipais do Setor de Endemias.

Como o sistema da Secretaria de Saúde é integrado, assim que o paciente adentra na Unidade de Saúde com suspeitas da dengue, as informações são transferidas imediatamente via web para o Setor de Epidemiologia, que, por sua vez, repassa para o Setor de Endemias.

Quando o Setor de Endemias recebe os casos suspeitos é direcionada uma equipe para fazer a vistoria em cerca de 50 residências que estão no entorno do endereço cedido pelo paciente. Em casos confirmados, além da inspeção é feita a dispersão de inseticida de barreira para que o mosquito seja eliminado e não vá para outros bairros. De acordo com o coordenador de Endemias, Jorge Augusto de Sá, de 200 fichas recebidas semanalmente pela saúde, cerca de 40 estão com os endereços errados.

“Há pessoas que colocam endereços de terrenos baldios, casas abandonadas e até de casas queimadas. Muitos fazem isso, porque o atendimento nas UBS é feito de acordo com a área de abrangência da unidade de saúde. Então, em algumas, o serviço é mais rápido. Mas os londrinenses precisam saber que isso dificulta o combate ao mosquito, porque leva as equipes de fumacê e de inspeção para realizar os trabalhos no local errado. Quando o cidadão passa o endereço errado, o combate ao mosquito não chega ao local onde realmente é necessário, o serviço dos agentes de endemias não atinge quem precisa e desperdiça o produto, a mão de obra e o tempo dos funcionários”, disse Augusto de Sá.

 

Foto Ilustrativa

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos