Prefeitura e UEL iniciam curso sobre Gênero e Políticas Públicas
Objetivo das aulas é oferecer elementos teóricos e práticos para a intervenção no processo de concepção, elaboração, implementação e avaliação de projetos municipais
A Prefeitura de Londrina e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) iniciaram ontem (12), às 14h, o curso de “Gestão de Políticas Públicas com Perspectiva de Gênero”. O objetivo é discutir as desigualdades de gênero e o papel do Estado na melhoria das condições de vida das mulheres em prol da promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.
O público-alvo são servidores e servidoras públicas municipais, dirigentes de organismos não-governamentais ligados a temáticas de gênero e estudantes de graduação e pós-graduação. Os participantes terão acesso às políticas públicas de gênero, planejamento governamental, orçamento público, controle social e elaboração de projetos de intervenção social. A duração é de 130 horas, sendo que as aulas devem seguir até final de setembro deste ano.
Para a secretária municipal de Política para as Mulheres, Sonia Medeiros, é importante discutir as relações de gênero na elaboração de políticas públicas, pois o conhecimento existe e deve ser colocado em prática. “Temos o saber e, agora, precisamos colocá-lo em prática através da transversalidade das políticas públicas, que perpassam todas as áreas, por isso que essa iniciativa é tão importante”, disse.
A coordenadora do projeto que deu origem ao curso, Silvana Mariano, explicou que o objetivo geral das aulas é oferecer elementos teóricos e práticos para a intervenção no processo de concepção, elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de projetos, programas e ações estatais com perspectiva da transversalidade de gênero.
Para a participante e presidente da Organização Não-Governamental CRIAS, Marisse Costa de Queiroz, a iniciativa chamou a atenção por oportunizar o aprendizado de elaboração de projetos com perspectiva de gênero. “Na ONG, da qual faço parte, temos como objetivo propor projetos com ideais feministas que ajudem na transformação da realidade. Além disso, esse curso servirá para ampliar o conhecimento que posso passar para outras pessoas, pois também faço parte da rede feminista e sou professora universitária”, afirmou.
A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres com o Departamento de Ciências Sociais da UEL.