Cidadão

XXV Salão Nacional de Arte Fotográfica é opção de lazer na Biblioteca Pública

Visitação está aberta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e a entrada é livre; exposição vai até o dia 31 de janeiro de 2023

Aberto a todo o público, de forma gratuita, o XXV Salão Nacional de Arte Fotográfica expõe em Londrina uma rica coleção de imagens da produção contemporânea brasileira. Este conjunto artístico, que reúne 121 trabalhos de fotógrafos de todo o país, está montado na Biblioteca Pública Municipal, sendo uma sugestão de lazer cultural para a última semana de 2022, e também para quem estiver em período de férias a partir de janeiro. É um dos 200 eventos da programação de final de ano da Prefeitura.

A exposição, organizada pelo Foto Clube de Londrina (FCL), teve início no dia 12 de dezembro, e quem desejar visitá-la poderá ir ao local até o dia 31 de janeiro de 2023, na Sala José Teodoro, no primeiro piso da Biblioteca. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, na avenida Rio de Janeiro, 413, esquina com Alameda Manoel Ribas.

Foto: Divulgação

Do total de 121 imagens expostas, com temática livre e diversificada, 103 foram selecionadas por uma banca de juízes de saber artístico neste segmento, entre mais de 600 obras candidatas. Outras 18 fotos foram escolhidas entre os membros do próprio FCL. Participam profissionais e amadores, filiados ou não a fotoclubes.

Da coleção apresentada, quatro obras foram premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze, além da vencedora do Troféu Francisco “Paco” Martinez, como a melhor composição. Outro troféu, Armínio Kaiser, é concedido ao coletivo com melhor pontuação entre as imagens selecionadas. “Os salões promovem a arte, instigam e provocam os fotógrafos a mostrarem os seus trabalhos e as suas técnicas”, afirmou Manoel Liziero, vice-presidente do Foto Clube de Londrina.

Liziero destacou que, pelo fato de o tema ser livre, as imagens selecionadas são coloridas ou em preto e branco, reunindo, dentre uma variedade extensa, fotos de paisagens, arquitetura, retratos, urbanas e outras. “Alguns membros do Foto Clube de Londrina já realizaram exposições individuais na Biblioteca, mas é o primeiro Salão Nacional que realizamos naquele local. As fotos que receberam as medalhas de ouro e prata são de fotógrafos filiados ao Clube de Fotógrafos de Caxias do Sul. A medalhista de bronze tem o seu autor filiado ao Fotoclube ABCclick, e a foto eleita com a melhor composição é de uma fotógrafa independente”, informou.

Ainda segundo o vice-presidente do FCL, a atual edição do Salão Nacional de Arte Fotográfica contou pela primeira vez com uma abertura transmitida on-line via YouTube, juntamente com a exposição montada fisicamente. “Essa é uma novidade, já que, antes disso, tanto a abertura como a exposição eram somente presenciais. Esperamos que as pessoas compareçam para visitar o espaço e aproveitar a exposição, que deve ficar mais movimentada a partir de janeiro”, completou.

O coordenador de Atendimento, Programação e Extensão da Biblioteca Pública, Guilherme Yung Wing Li, contou que a visitação à área da exposição tem sido boa, mesmo com o espaço da Biblioteca ainda estando em fase de organização do acervo, por conta de reformas recentes. “O público pode contemplar as fotografias e circular livremente pela sala de exposições onde está instalada a exposição. É possível visitar o local diariamente e todos são bem-vindos para conhecer com calma tantas produções artísticas de qualidade”, disse.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos