Destaques

Plano “Viver Sem Limite” é apresentado em Londrina

 

Plano do Governo Federal é divulgado aos profissionais de Londrina e região; intenção da Prefeitura é aderir ao programa

Plano do Governo Federal é divulgado aos profissionais de Londrina e região; intenção da Prefeitura é aderir ao programa

Plano do Governo Federal é divulgado aos profissionais de Londrina e região; intenção da Prefeitura é aderir ao programaHoje (21), no Sindicato dos Bancários, que fica na avenida Rio de Janeiro, 854, a consultora do Plano Viver Sem Limite e representante da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), do Governo Federal, Fabiane Elias Pagy e a apoiadora institucional do Plano Viver Sem Limite para os estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, Célia Maria Flores Santos, receberam o assessor especial da Pessoa com Deficiência, Almir Escatambulo, funcionários de vários setores da Prefeitura e profissionais de cidades vizinhas para apresentar o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite. O objetivo da apresentação do plano é divulgá-lo e sensibilizar as autoridades da cidade a assinar o termo de adesão.

A consultora do Plano Viver Sem Limite e representante da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), do Governo Federal, Fabiane Elias Pagy afirmou que o Plano trará muitos benefícios. “Todos os segmentos saem ganhando. Desde os gestores, até os conselhos e a sociedade civil em geral. O gestor terá benefícios com ações que geram recursos para o Município, para os conselhos é bom porque eles terão onde se orientar em relação a qual ação tomar, e para sociedade porque existe uma carência muito grande no atendimento a pessoas com deficiência.”

Fabiane agradeceu a recepção que teve na cidade. “Fomos muito bem recebidas. A gente tem visto que a cidade recebeu muito bem a ideia do Plano, tem demonstrado ações em prol das pessoas com deficiências que já são desenvolvidas. Tivemos uma reunião com o vice-prefeito ontem, as secretarias da Prefeitura têm dado suporte.Estamos gostando do que vimos.”

O assessor especial da Pessoa com Deficiência, Almir Escatambulo, explicou que a intenção é aderir ao Plano e também difundi-lo entre as cidades da região. “Queremos aderir ao Plano e fazer uma articulação com as cidades próximas para que possamos fazer um trabalho de fortalecimento das políticas públicas voltadas para esse segmento. Esperamos realizar isso até maio, que é quando finda o prazo estipulado pelo prefeito. Em no máximo duas semanas queremos sentar e conversar com todos os municípios da região.”

O Plano visa atender o compromisso firmado em 2006, na Convenção Nacional da Pessoa com Deficiência onde o Brasil assinou o protocolo de intenções no sentido de desenvolver políticas públicas voltadas efetivamente para as pessoas com deficiência. O Plano envolve 15 secretarias do Governo Federal.

Programação

Amanhã (22), das 9h às 12h, haverá um encontro com os conselhos estadual e municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência. No mesmo dia ainda, ocorrerá reunião com associações e entidades da sociedade civil, a partir das 14h.

 

Fotos:Luis Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos