Destaques

Recursos Humanos faz transmissão ao vivo sobre concurso para profissionais da Saúde

Com tradução simultânea em Libras, encontro on-line desta quinta (12) vai abordar o Edital 212/2022 e tirar dúvidas dos candidatos; transmissões da SMRH vêm facilitando o entendimento da população

As pessoas interessadas em prestar o concurso público da Prefeitura de Londrina, voltado para profissionais da área da saúde e com inscrições abertas até 31 de janeiro, poderão assistir a uma sessão informativa ao vivo nesta quinta-feira (12). Realizado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), o encontro on-line terá início às 16h, no perfil @rh.londrina no Instagram, e será conduzido pela titular da pasta, a secretária Julliana Bellusci. Será um ambiente onde os candidatos terão a oportunidade de saber mais sobre aspectos gerais e alguns pontos específicos contidos no Edital nº 212/2022, norteador deste certame, além de tirar suas dúvidas e enviar seus comentários.

Haverá tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (Libras), conduzida por uma intérprete, ampliando a acessibilidade. Posteriormente, o vídeo da transmissão ficará disponível no mesmo perfil, na íntegra, para quem desejar assistir o conteúdo a qualquer momento.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Segundo Julliana Bellusci, como o concurso abrange 13 cargos diferentes, cada qual com suas características, algumas situações específicas serão abordadas no encontro de amanhã, além dos pontos principais do edital. “É necessário explicar aquelas questões que podem gerar dúvidas. Por exemplo, haverá provas de títulos para as funções de nível superior; e para cargos de nível fundamental, como Agente Comunitários de Saúde (ACS), será necessária a realização de Teste de Aptidão Física (TAF). Essas particularidades e o funcionamento do concurso precisam estar bem claros a todos, que poderão enviar suas perguntas e dúvidas, a serem respondidas ao final da live. Nossa equipe estará recebendo e compilando estes envios em tempo real e daremos o suporte necessário”, detalhou.

As inscrições do concurso foram abertas no dia 3 de janeiro e vão até 31 deste mês. Todas as informações estão disponíveis no portal da Fundação Fafipa, responsável pela organização. A taxa de inscrição varia entre R$ 33 e R$ 252, de acordo com o cargo desejado.

O prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição, que foi prorrogado, vale até esta quarta-feira (11), com limite até as 23h59. Podem solicitar a isenção, conforme a legislação municipal, servidores públicos municipais, pessoas desempregadas, cidadãos que prestam serviços eleitorais, inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea, sangue ou leite materno. É necessário fornecer os comprovantes citados no Edital nº 212/2022.

Por meio do concurso, o Município está com 41 vagas disponíveis para contratar médicos em diferentes especialidades, agentes comunitários de saúde (ACS), assistentes de enfermagem, enfermeiro, psicólogo e outras funções (veja mais detalhes ao final).

Os profissionais aprovados irão atuar como servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com contratações imediatas e formação de cadastro de reserva, este processo inclui oportunidades reservadas para afro-brasileiros e pessoas com deficiência. A Prefeitura estipulou a participação de mais de 7 mil candidatos, conforme projeções da SMRH.

Uma das transmissões ao vivo realizadas pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos. Foto: Reprodução / Instagram

Informação e fácil acesso – A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, informou que a realização de transmissões on-line para falar dos editais de concursos e testes seletivos da Prefeitura vem ocorrendo desde 2021. Ela contou que, além de servir como uma importante ferramenta de acesso ao público no período de pandemia de Covid-19, a iniciativa veio para ficar, uma vez que permite amplo alcance e facilita o entendimento e participação dos candidatos. “Muitas vezes os editais são extensos e trazem linguagem muito técnica, gerando dúvidas. Então, é necessário criarmos canais de suporte para elucidar diversas questões e tornar mais fácil a compreensão”, frisou Bellusci.

Nesse contexto, um dos pontos de destaque, conforme a secretária, é a questão da acessibilidade. “Em todas as transmissões, temos a atuação de uma intérprete de Libras fazendo tradução simultânea. Este é um fator muito importante, sendo um dos instrumentos que ajudam várias pessoas que encontram obstáculos na comunicação, sendo que também há suporte para outras limitações”, disse Bellusci.

A titular de Recursos Humanos mencionou que a pasta vem recebendo relatos marcantes e retornos muito positivos de agradecimentos do público que necessita de apoio especial. “Algumas pessoas nos contam como é mais fácil poder participar de um concurso público tendo alcance a esse tipo de suporte, que torna o processo mais justo. Temos um cuidado em ofertar a acessibilidade desde a abertura dos editais, e em todas as etapas, até o final dos certames, algo que hoje é balizado pela Portaria Conjunta nº 7, de novembro de 2021. Tudo isto é construtivo e nos ajuda, ao receber novas questões e situações do público, a evoluir e melhorar nossa atuação de forma geral”, explicou.

Milhares de pessoas estão se conectando e participando das reuniões virtuais referentes aos concursos municipais. Recentemente, cerca de 4.400 internautas visualizaram a transmissão voltada ao concurso para docentes da Educação Básica na rede municipal, e outros 2 mil acessaram a live sobre o certame de contratação de professores de Educação Física. “Nosso objetivo é aprimorar, cada vez mais, estes canais para melhorar a experiência dos candidatos”, concluiu Bellusci.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos